Argentina define os 23 para Copa e corta zagueiro do Atlético-MG

Carolina Juliano

Do UOL, em Buenos Aires

  • Bruno Cantini/site oficial do Atlético-MG

    Otamendi (direita), do Atlético-MG, foi cortado da lista final argentina

    Otamendi (direita), do Atlético-MG, foi cortado da lista final argentina

Depois de muito mistério e treinos fechados à imprensa, o técnico da seleção argentina, Alejandro Sabella, definiu na tarde desta segunda-feira (2) os 23 jogadores que irão jogar a Copa do Mundo do Brasil. Ever Banega (Newell's Old Boys), José Sosa (Atlético de Madri-ESP) e  Nicolás Otamendi (Atlético-MG) foram cortados e não viajam com o grupo no próximo dia 9 de junho.

O corte de Banega é uma das principais surpresas da convocação definitiva para a Copa do Mundo. Ele havia mudado para a Argentina - trocou o Valencia,  da Espanha, pelo Newell´s Old Boys -, para disputar mais jogos oficiais e chegar em forma ao Mundial.

Segundo os jornalistas argentinos, o corte teve a ver com o momento do jogador e como ele esteve no Campeonato Argentino, com um desempenho muito irregular no primeiro semestre de 2014. De todas formas, dos três cortes, a exclusão de Banega foi a mais inesperada.

Segundo a imprensa argentina, Nicolás Otamendi (Atlético-MG) teve sua permanência na seleção ameaçada pela convocação de Demichelis. Era esperado que Sabella escolhesse Demichelis depois dos treinos da semana passada.

José Sosa (Atlético de Madri-ESP) sempre foi uma opção para Sabella, mas não esteve em todas as convocações e era dúvida desde o início.

Mesmo sendo a defesa o calcanhar de Aquiles da seleção argentina, Sabella optou por levar à Copa defensores que são, em sua maioria, estreantes em Mundiais. Os únicos que já jogaram uma Copa foram Romero, Andújar e Demichelis. Orión, Zabaleta, Campagnaro, Fernández, Garay, Basanta e Rojo são todos estreantes.

Sabella pré-convocou 30 jogadores para a seleção e no dia 21 de maio já havia cortado quatro: o zagueiro Lisandro López, do Getafe, o meia Fabián Rinaudo, do Catania, o atacante Franco Di Santo, do Werder Bremen, e o lateral-direito Gabriel Mercado, do River Plate.

Definida a lista, a equipe da Argentina que vai à Copa ficou assim:

Goleiros: Mariano Andújar (Catania), Agustín Orion (Boca) e Sergio Romero (Monaco)

Defensores: José Basanta (Monterrey), Hugo Campagnaro (Inter), Martín Demichelis (Manchester City), Federico Fernández (Napoli), Ezequiel Garay (Benfica), Marcos Rojo (Sporting de Lisboa) e Pablo Zabaleta (Manchester City)

Meio-campistas: Ricardo Álvarez (Inter), Lucas Biglia (Lazio), Angel Di María (Real Madrid), Augusto Fernández (Celta), Fernando Gago (Boca), Javier Mascherano (Barcelona), Enzo Pérez (Benfica) e Maximiliano Rodríguez (Newell´s)

Atacantes: Sergio Agüero (Manchester City), Gonzalo Higuaín (Napoli), Ezequiel Lavezi (PSG), Lionel Messi (Barcelona) e Rodrigo Palacio (Inter).

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos