O clima de Copa que está faltando no Brasil tem de sobra na Argentina

Carolina Juliano

Do UOL, em Buenos Aires

Parte dos jornalistas argentinos que irão para o Brasil para trabalhar durante a Copa do Mundo já viajou nesta semana. E nas primeiras transmissões ao vivo desde, principalmente, o Rio de Janeiro, a primeira impressão deles foi a de que falta clima de Copa no Brasil. Um correspondente da Rede TN de televisão disse que nem no aeroporto, nem nas ruas e nem mesmo no hotel em que está hospedado, na praia de Copacabana, ele viu qualquer empolgação pela Copa.

Na semana passada, comerciantes de São Paulo retiraram mesmo de suas vitrines artigos que lembrassem a Copa do Mundo, decorações e bandeiras verde e amarelo com medo das manifestações violentas que vêm ocorrendo em todas as cidades-sede.

Mas se no Brasil falta clima de Copa do Mundo, na rival Argentina sobra. Além das dezenas de propagandas na televisão (que vão muito além de produtos de patrocinadores oficiais), os argentinos já penduraram bandeiras nas janelas, nas sacadas, nos carros, e os comerciantes capricharam na decoração das lojas e das vitrines.

Redes de supermercado e de farmácia têm promoções nas quais se pagando uma quantia pequena, além da conta, leva-se para casa cachecóis, bandeiras e gorros para torcer pela Argentina. E, claro, não faltam aqueles que provocam o Brasil. Uma marca de erva mate usou a bandeira  brasileira num outdoor com os dizeres "ordem e progresso" trocado por "calentitos los mates". A expressão é usada quando um adversário não sabe perder, e fica despeitado.

Argentina é a melhor. Por quê? Porque sim, dizem hermanos

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos