Thiago Silva treina pouco e não joga. Mas ainda não causa preocupação

Gustavo Franceschini, Paulo Passos e Ricardo Perrone

Do UOL, em Teresópolis (Rio de Janeiro)

Após o treino deste sábado, Thiago Silva, que esteve no time reserva, deixou o gramado acompanhado de Carlos Alberto Parreira, coordenador técnico da seleção brasileira. O percurso de cerca de 50 metros foi percorrido com calma, algumas paradas e em pouco menos de cinco minutos. O zagueiro treinou menos, no campo, do que todos os seus companheiros. Ele, também, não vai jogar o primeiro amistoso da preparação para a Copa do Mundo. Mas é uma certeza como capitão da equipe. E sua importância é proporcional ao cuidado que a comissão técnica e o departamento médico tem com ele.

O jogador do PSG será poupado do amistoso contra o Panamá, nesta terça-feira, e nem viaja para Goiânia, local da partida. O departamento médico da seleção descarta lesão. O discurso oficial é de desgaste físico na temporada. Esse é o motivo para a decisão.    

"O Thiago está fazendo um trabalho de recuperação e equilíbrio das duas pernas, que tem uma situação de pequeno desnível. Temos dois jogos amistosos e é preferível que a gente o use em melhores condições ou quase no seu ideal a partir do segundo amistoso. É um jogador que não vamos fazer com que viaje conosco e que tem um trabalho diferente", afirmou Luiz Felipe Scolari em entrevista à Fox Sports.

Segundo o comandante, se a Copa começasse na terça-feira, o zagueiro poderia entrar em campo. "Estamos poupando o Thiago para ter o jogador em sete jogos. Para ter o Thiago na final. Não queremos correr o risco mínimo de que ele não tenha condição no quinto ou no sexto jogo", completou o técnico.

Thiago Silva atuou em 47 jogo na temporada e manteve uma média de 86 minutos disputados por partida. Em setembro de 2013, sofreu uma lesão muscular na coxa esquerda, que o deixou parado por seis semanas. Desde que voltou, porém, no dia 9 de novembro, atuou em todas as partidas do PSG até a conquista do título. Já com o Campeonato Francês garantido, foi poupado nas últimas duas rodadas, em maio.

Na primeira semana de treinos com a seleção na Granja Comary, o zagueiro não participou de três trabalhos no gramado, quando ficou na academia. O médico da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), José Luiz Runco, disse que ele precisa de alguns "reparos" e ajustes no "equilíbrio muscular".

Histórico de lesões
O desequilíbrio muscular é, segundo médicos e fisiologistas, algo frequente em jogadores que ficaram sem jogar por algum tempo após lesões. Kaká sofreu com esse mal depois da Copa do Mundo 2010.

Thiago Silva acumula um histórico de lesões na carreira. Em 2010, passou por uma cirurgia no joelho direito. Depois disso jogou 42 partidas até o fim da temporada 2011. Um ano depois, sofreu uma lesão jogando pela seleção brasileira, nas Olimpíadas de Londres. Thiago Silva revelou, três meses após a final perdida para o México, que sentiu o estiramento muscular aos 15 minutos de jogo.

"Aquilo me tirou total confiança para disputar a partida. Num jogo daquela dimensão sem poder dar pique, foi difícil. Essa era a minha grande preocupação naquele jogo", afirmou o zagueiro. "Se tivesse que voltar, eu faria tudo novamente. Eu sonhei em vestir essa camisa. Eu faria tudo novamente", afirmou.

Thiago Silva é considerado por Felipão como um dos pilares do time. Com isso, toda a precaução é pouca para que fique 100% para a estreia da Copa contra a Croácia, dia 12 de junho, no estádio de Itaquera, em São Paulo. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos