Seleção testa blitz em treino e Scolari avisa: "não é feio fazer falta"

Gustavo Franceschini, Paulo Passos e Ricardo Perrone

Do UOL, em Teresópolis (Rio de Janeiro)

No primeiro treinamento coletivo com definição de time titular, Luiz Felipe Scolari testou uma estratégia muito utilizada durante a Copa das Confederações. A marcação ferrenha na saída de bola dos adversários, como uma verdadeira blitz na defesa rival.

No ano passado, o time usou essa estratégia no início das partidas. Concentrou finalizações, gols e faltas nos primeiros 15 minutos dos jogos da Copa das Confederações. Felipão parece querer repetir isso no Mundial.

Durante o treinamento deste sábado orientou os jogadores a avançar a marcação. Os atacantes titulares tinham que cercar os zagueiros reservas, que tentavam sair jogando.

"Abafa, abafa ai", gritava Fred orientando os colegas Hulk e Neymar.

O recado era um reflexo dos pedidos de Felipão, que também falava quando achava que algo estava errado. Foi o que aconteceu quando viu Maicon sair do campo de defesa e avançar até a área do time titular e cruzar. Luiz Gustavo ouviu.

"Mata a joga ali", disse apontando para o campo de defesa rival. "Não deixa o lateral avançar. Não é feito fazer falta, pô", completou. 

Nos primeiros dez minutos de coletivo, a cobrança foi maior com os atacantes e jogadores de meio campo. Depois, os zagueiros foram avisados de que teriam que avançar. Dante e David Luiz adiantaram-se e ficaram próximos dos volantes.

A estratégia deu resultado e após duas roubadas de bola foram criadas as jogadas que levaram aos dois gols do time titular. Oscar e Neymar marcaram.

Fórmula repetida
Na Copa das Confederações, o Brasil de Felipão conseguiu ser arrasador nos primeiros 15 minutos. Foi assim na final, quando Fred abriu o placar aos dois minutos de jogo.

Em três das cinco partidas foi assim, com a seleção marcou muito a saída de bola e fez gols nos primeiros quinze minutos.

A estratégia é admitida por Luiz Felipe Scolari. Jogando em casa, o time tenta usar o apoio da torcida e a empolgação dos jogadores para decidir o jogo nos primeiros minutos.
 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos