Felipão testa time com Dante. Indício de amistoso sem Thiago Silva na terça
Paulo Passos e Gustavo Franceschini
Do UOL, em Teresópolis (RJ)
Thiago Silva não deve, mesmo, enfrentar o Panamá na próxima terça-feira, no primeiro teste da seleção brasileira após o início da preparação para a Copa do Mundo. Neste sábado, no primeiro treino coletivo desde a apresentação dos jogadore, o técnico Luiz Felipe Scolari testou um time titular com Dante na zaga.
É o mais forte indício de que o capitão da equipe não deve nem mesmo viajar para Goiânia, local da partida. O técnico já tinha avisado que até quatro atletas podem desfalcar o time no jogo. E o zagueiro do PSG tem sido sido poupado de treinamentos no gramado da Granja Comary.
Até agora, foram sete trabalhos com bola feitos na concentração. Thiago Silva participou, na totalidade, de quatro deles. Além dele, Júlio César, Marcelo, Maxwell, Fernandinho e Oscar chegaram a ser poupados. Na tarde de sexta-feira, por exemplo, os seis fizeram trabalho na academia enquanto os colegas treinavam no campo.
Neste sábado, Felipão fez, ainda, outros testes na equipe. Além de Dante, Henrique também jogou alguns minutos ao lado de David Luiz. Além disso, Willian trocou de lugar com Hulk e se movimentou como titular. Quando Bernard sentiu lesão no tornozelo direito e deixou o treino, Oscar também saiu do time.
Aparentemente, a saída do jogador do Chelsea não teve relação com alguma lesão - sem ele, os dois times voltaram a ficar com número igual de jogadores. Ele caminhava normalmente, sem mancar. Parecia recuperado dos problemas físicos que o tiraram dos últimos jogos do Chelsea na temporada europeia.
No início do treino, inclusive, ele marcou um dos gols dos titulares nos reservas. O outro foi de Neymar, em uma bela jogada. Ele entrou pela área, fingiu que ia fazer o cruzamento e colocou entre as pernas do goleiro Jefferson.
Além do amistoso contra o Panamá, o Brasil jogará com a Sérvia, no dia 6 de junho, antes da estreia na Copa. O primeiro jogo no Mundial será contra a Croácia, dia 12 de junho, no Itaquerão.