Pelé diz que gostaria de ter nascido antes para evitar o Maracanazo
Do UOL, em São Paulo
Maior nome do futebol brasileiro, Pelé disse que gostaria de ter nascido antes para poder ter evitado o Maracanazo na Copa de 1950. Em entrevista ao site da Fifa, o Rei do futebol comentou a possibilidade.
"Naturalmente sempre queremos o melhor para o nosso povo e para a nossa família. Mas, se pudesse escolher, pediria a Deus que me deixasse nascer antes para poder ajudar o Brasil e não deixar que aquilo acontecesse", disse Pelé.
Na Copa de 1950, que o Brasil acabou derrotado na final para o Uruguai, Pelé tinha apenas dez anos. Mesmo assim, ele relembra do momento e diz que ficou triste.
"Eu era pequeno, e foi a primeira vez que vi tanta gente deprimida, tanto choro... Inclusive se dizia na época que duas ou três pessoas tinham morrido de ataque cardíaco. Eu era jovem, mas a lembrança é de tristeza absoluta. Não há dúvidas", completou.
Questionado sobre a possibilidade de viver outro Maracanazo neste ano, Pelé afirma que não gosta de pensar nisso. "Espero que ninguém repita o que o Ghiggia fez em 1950. O que todos nós esperamos é que o Brasil faça uma boa Copa do Mundo, chegue à final e, se possível, fique com o título. Não quero me lembrar do que ocorreu em 1950. Tenho de confiar e acreditar que a vitória é possível, pois nunca sabemos: o futebol é uma caixinha de surpresas e nem sempre o melhor ganha. Em 1982, por exemplo, o Brasil tinha a melhor seleção, mas perdemos da Itália e fomos eliminados. Não quero nem pensar no que pode acontecer no Brasil. Só quero pensar positivo, que o Brasil vai ganhar a Copa. Nisso eu quero acreditar", finalizou.
Apesar de ter ficado de fora daquele Mundial, o ex-jogador teve a oportunidade de vencer três Copas do Mundo, em 1958, 1962 e 1970.