Maracanã tem 'cara de Copa' e gramado desgastado a 20 dias de estreia

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Vinicius Konchinski/UOL

    Maracanã apresenta gramado desgastado a 20 dias de receber seu primeiro jogo da Copa

    Maracanã apresenta gramado desgastado a 20 dias de receber seu primeiro jogo da Copa

Faltando exatamente 20 dias para o Maracanã receber seu primeiro jogo da Copa do Mundo de 2014, o estádio já ganhou uma nova "cara" para o Mundial. A fachada da arena mais famosa do país já tem uma decoração especial para o torneio e até as estruturas temporárias estão em fase de montagem. O estado do gramado, entretanto, assusta.

Nesta segunda-feira, durante visita de jornalistas organizada pelo COL (Comitê Organizador Local) da Copa, o campo do Maracanã apresentou um aspecto desgastado. O gramado ainda é predominantemente verde. Porém, grandes áreas, principalmente perto das laterais, têm grama bem escura, como se estivesse queimada.

Ainda pela manhã, funcionários trabalhavam no gramado. Usando um carrinho, eles cortavam a grama de forma bem curta para prepará-la para a Copa do Mundo.

O Maracanã recebe seu primeiro jogo do torneio no dia 15 de junho. A Argentina enfrentará a Bósnia no estádio em sua estreia no Mundial de 2014. Ao todo, serão disputadas sete partidas na arena, incluindo a final.

De acordo com o diretor de Integração Operacional do COL, Tiago Paes, o estado do gramado não preocupa. Segundo ele, o campo do Maracanã está passando por um tratamento especial e estará pronto para a Copa para o primeiro jogo. "O gramado está terá um descanso. Os técnicos estão trabalhando. Para Argentina x Bósnia, ele vai estar impecável."

Uso intensivo

Desde sua reforma, o Maracanã tem recebido jogos de Flamengo, Fluminense, Botafogo e eventualmente do Vasco. O consórcio que administra o estádio informou que 40 jogos já foram realizados no Maracanã desde sua reinauguração, reunindo um público de 2,3 milhões de espectadores.

O último jogo que o Maracanã recebeu antes de passar ao controle da Fifa foi Fluminense x São Paulo, na quarta-feira. O Tricolor carioca goleou o Tricolor paulista por 5 a 2. No jogo, o gramado não aparentava problemas (veja fotos abaixo).

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos