Novo teste: CBF confirma Corinthians e Cruzeiro, no dia 29, no Itaquerão

Pedro Lopes

Do UOL, em São Paulo

*Nota atualizada às 21:26

O Itaquerão receberá mais uma partida teste ainda antes da Copa do Mundo, pelo Campeonato Brasileiro. O jogo será Corinthians e Cruzeiro, na quinta-feira, dia 29, às 16h. A partida estava marcada inicialmente para as 22h da quarta-feira, dia 28, no Canindé. A entidade confirmou as mudanças de horário e local em seu site oficial na noite desta segunda-feira.

"A Diretoria de Competições da CBR, através da IMT (|Informação de Modificação de Tabela,) deste 19 de maio, comunica que o jogo Corinthians x Cruzeiro, anteriormente marcado para o dia 28 de maio, às 22 horas, no Canindé, passou para o dia 29 de maio, às 16 horas, na Arena Corinthians" diz o comunicado.

O pedido inicial era de que o jogo entre Botafogo e Corinthians, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro, tivesse o mando invertido e fosse realizado no novo estádio corintiano. A partida estava marcada para o dia 1° de junho, um domingo, às 16h. A CBF, porém, não acatou o desejo. 

O jogo é um desejo da Fifa, que quer ver a nova casa corintiana testada mais uma vez antes da Copa do Mundo. A partida contra o Figueirense, no domingo, não utilizou a capacidade total do estádio – as estruturas provisórias que serão usadas no torneio ainda não estão liberadas.

O único jogo oficial realizado até agora no palco de abertura do Mundial foi a derrota do Corinthians para o Figueirense, também pelo Campeonato Brasileiro. O COL (Comitê Organizador Local) da Copa considerou o teste satisfatório, mas o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, esfriou o otimismo do órgão.

"Arena de São Paulo ainda precisa de 100% de empenho de todos para garantir a estrutura necessária para a abertura. Um evento-teste não se compara com a escala, necessidades e a atenção global da abertura da Copa de 2014. Uma partida que atrairá mais de 65 mil pessoas no estádio e 1 bilhão na TV", escreveu Valcke.

Ricardo Trade, diretor do COL, havia dito que o evento-teste foi um dos melhores realizados na preparação dos estádios para a Copa do Mundo. "Foi um dos melhores testes que a gente já realizou", disse Ricardo Trade, diretor do COL.

Em seu jogo de estreia, o Itaquerão apresentou problemas e falhas na cobertura, com a forte chuva de granizo que caiu sobre São Paulo na hora da partida, com os bares, elevadores, sinalização e telefonia.

O uso de aparelhos celulares dentro do estádio foi muito difícil para os torcedores. As antenas de telefonia móvel haviam sido instaladas apenas três dias antes da partida entre Corinthians e Figueirense. O sinal dos telefones estava intermitente, e a internet móvel era praticamente impossível de ser acessada.

O acesso ao estádio também teve problemas. Houve desencontro nas informações passadas por funcionários da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e policiais militares sobre os caminhos para chegar ao Itaquerão. Os torcedores também enfrentaram falhas na sinalização de estacionamento, além de uma escuridão no entorno do estádio na saída do jogo.

*colaborou Paulo Passos

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos