Blatter admite que Copa do Mundo no Qatar foi um erro

Do UOL, em São Paulo

Joseph Blatter
Joseph Blatter

O presidente da Fifa, Joseph Blatter admitiu na última quinta-feira que a escolha do Qatar como país-sede da próxima Copa do Mundo foi um erro. Em entrevista ao canal de TV suíço RTS, Blatter disse que as temperatura no país estarão muito altas durante o Mundial, o que deve atrapalhar.

"É claro que foi um erro! Mas, sabe, nós cometemos muitos erros na vida. Estudos deixaram muito claro que as temperaturas seriam muito altas durante o verão, mas isso não impediu o Comitê Executivo", assumiu.

Apesar de diversos pedidos para que o Mundial de 2022 fosse transferido para outro país, com ameaça de boicote dos jogadores, a Fifa pretende manter a competição no país árabe. Para que isso seja possível, Blatter sugere a mudança de datas como solução.

"A melhor opção seria fazer no fim do ano, mas temos que ser realistas. Para mim, se mudarmos (as datas), e temos que mudar porque não é possível jogar no verão asinda que o Qatar insista no contrário, é para mudar para o inverno, no fim do ano", disse.

Desde que foi eleito como país-sede da Copa de 2022, em 2 de dezembro de 2010, o Qatar vem sendo muito questionado, seja pelo verão rigoroso que impossibilitaria a realização dos jogos, seja por uma série de denúncias de irregularidades.

Pouco depois do anúncio do país árabe como realizador do Mundial, surgiram denúncias sobre a escolha. Na época, a revista francesa "France Football" apontou que o Qatar havia comprado o direito de sediar a Copa com ajuda de Ricardo Teixeira.

Segundo a publicação, o suborno envolveu "enormes quantidades de dinheiro"  e vários cartolas do futebol além de Teixeira, como Julio Grondona, presidente da AFA (Federação Argentina de Futebol), Michel Platini, presidente da União Europeia de Futebol, Nicolas Leoz, presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol, e Sandro Rosell, presidente do Barcelona.

Além disso, o Qatar enfranta denúncias de trabalho escravo e de 1,2 mil mortes nas obras de preparação para a Copa do Mundo.



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos