Olodum se junta a Pitbull, C. Leitte e J-Lo em show de abertura da Copa

Do UOL, em São Paulo

Ícone da música brasileira, o Olodum irá se apresentar no show que encerra a cerimônia de abertura da Copa do Mundo no próximo dia 12 de junho. O bloco de carnaval de Salvador tocará ao lado dos intérpretes da música oficial do Mundial, "We are one", Claudia Leitte, Pitbull e Jennifer Lopez.

A presença do Olodum no show foi anunciada na última segunda-feira pela Fifa, em uma prévia da cerimônia de abertura da Copa. No site da entidade, foram divulgados alguns detalhes da festa que dará início ao Mundial, no estádio do Itaquerão, em São Paulo.

Com a diversidade e beleza do Brasil como tema, a cerimônia promete apresentar os tesouros da natureza e cultura brasileiras em uma apresentação de mais de 600 bailarinos. Cada um destes tesouros será apresentado por personagens e adereços, tendo como elemento central uma bola de led com mais de 90 mil pontos de luz com 7 nits de luminosidade (quantidade de luz emitida por uma superfície de um metro quadrado) que se movimenta no espetáculo.

"A cerimônia de abertura é uma homenagem ao Brasil e aos seus tesouros: a natureza, as pessoas e o futebol. É espetacular a emoção aqui, todos estão motivados. Às vezes têm o cansaço, o calor, as repetições, mas todos mantêm o sorriso no rosto. É impressionante", afirmou a diretora artística do show, a belga Daphné Cornez, à Fifa após liderar mais um dos ensaios que começaram neste mês.

Com duração de 25 minutos, a cerimônia acontecerá às 15h15 do dia 12 de junho, antes da estreia do Brasil na Copa, contra a Croácia, às 17h. O elenco participa de forma voluntária do espetáculo e é composto por bailarinos, capoeiristas, ginastas, acrobatas de trampolim e pernas-de-pau.

Para os organizadores, o principal desafio ao criar o show foi a preocupação com o campo, já que a apresentação será duas horas antes da partida. Todos os elementos da cenografia foram testados com o acompanhamento de um especialista em gramados. Os objetos foram colocados na grama por quatro horas, e a umidade e a reação do campo foram medidas antes e depois do teste, durante quatro dias.

"Como a cerimônia é durante o dia, não podemos usar muita iluminação ou fogos de artifício. No gramado, nada de elementos pontiagudos ou muito pesados. Por isso, o nosso show vai ser muito focado na expressão dos bailarinos, cenografia, nas coreografias, fantasias e na trilha sonora, que ficou muito bonita e levou dois meses e meio para ser composta", explicou à Fifa a diretora executiva de planejamento e suporte a operações e filha de Ricardo Teixeira, Joana Havelange.

Para encerrar a cerimônia, Pitbull, Claudia Leitte e Jennifer Lopez entram no palco com o Olodum para cantar "We are one", a música oficial da Copa do Mundo no Brasil.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos