Brasil denuncia "vandalismo" de grupo anti-Copa contra embaixada de Berlim

Das agências internacionais

Em Brasília

O governo brasileiro denunciou, nesta segunda-feira, "atos de vandalismo" contra a embaixada do país em Berlim, na Alemanha. O prédio diplomático foi atacado com pedras atiradas por homens encapuzados em um protesto contra a Copa do Mundo. O torneio começa no dia 12 de junho.

Em comunicado oficial após o ocorrido, a chancelaria brasileira indicou que o ato "causou danos materiais e colocou em risco a integridade física das pessoas que trabalham e residem no edifício da embaixada".

"O incidente está sendo investigado pelas autoridades alemãs competentes, com estrita cooperação da embaixada", disse um porta-voz da embaixada à agência AFP.

A autoria do ataque foi assumida por um grupo de esquerda não identificado, que publicou um manifesto na internet em alemão, mas é finalizado com a expressão "Nao (sic) vai ter Copa".

Câmeras de segurança gravaram o momento em que o grupo lançou cerca de 80 pedras contra o prédio, danificando boa parte da fachada do local, por volta da 1h. Todos fugiram antes da chegada da polícia alemã.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos