Diego Costa fez mais gols que todos rivais por vaga no ataque da Espanha

Do UOL, em São Paulo

  • AFP PHOTO/ GIUSEPPE CACACE

    Diego Costa já marcou 36 gols na temporada com a camisa do Atlético de Madri

    Diego Costa já marcou 36 gols na temporada com a camisa do Atlético de Madri

Na pré-lista da seleção espanhola, mas ainda não garantido na Copa do Mundo, Diego Costa tem nos números um aliado para convencer o técnico Vicente Del Bosque. Dos seis atacantes incluídos na relação de 30 nomes divulgada nesta terça-feira, o brasileiro naturalizado espanhol é o que fez mais gols na atual temporada. Foram 36 até agora, faltando dois jogos – o último do Espanhol e a final da Liga dos Campeões.

A expectativa da imprensa espanhola é de que Del Bosque chame quatro atacantes para a Copa do Mundo. Foi esse o número de jogadores da posição na equipe que disputou a Copa das Confederações. Pedro, Fernando Torres, Villa e Soldado foram os escolhidos em 2013. O último é único que não está mais na disputa para jogar a Copa. O atacante do Tottenham não entrou na pré-lista de Del Bosque.

Dos seis relacionados para o ataque, quatro estiveram no grupo que conquistou a Copa de 2010: Fernando Llorente, Pedro, David Villa e Fernando Torres. Alvaro Negredo e Diego Costa são os novatos em Mundiais.

Todos os "rivais" do atacante do Atlético de Madri pela vaga no Mundial do Brasil fizeram menos gols que ele na temporada (veja tabela). O brasileiro, porém, é o que menos jogou na seleção espanhola. Atuou em apenas uma partida, contra a Itália, em março. Ele chegou a ser convocado para amistosos em novembro de 2013, mas se lesionou e foi cortado.

Diego Costa optou por defender a Espanha no ano passado, mesmo após ser chamado por Luiz Felipe Scolari. O atacante chegou a estrear com a seleção brasileira em março, contra Itália e Rússia.

Como eram jogos amistosos, pôde trocar de time. A Fifa determina que apenas após disputar partidas em competições oficiais e eliminatórias da Copa da Mundo o jogador não pode mais mudar de seleção.

A lista final de Del Bosque será divulgada no dia 25 de maio. Até lá, o atacante disputará o título do Campeonato Espanhol, contra o Barcelona, no próximo domingo, e a final da Liga dos Campeões, contra o Real Madrid, no dia 24.

DIEGO COSTA E SEUS "RIVAIS" PARA A COPA
36

DIEGO COSTA

gols

24

ALVARO NEGREDO

gols

20

PEDRO

gols

15

DAVID VILLA

gols

17

FERNANDO LLORENTE

gols

11

FERNANDO TORRES

gols

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos