Após críticas ao Brasil, Valcke muda tom e convida turistas à Copa

Do UOL, em São Paulo

O secretário geral da Fifa Jérôme Valcke alterou o discurso direcionado aos turistas que pretendem vir ao Brasil para assistir à Copa do Mundo. Em entrevista ao site oficial da Fifa, o dirigente disse que os fãs podem esperar um grande Mundial e que o Brasil é um "país único", ressaltando o samba como o ritmo que contagia o povo.

"Os fãs podem esperar um grande torneio. Isso é o que estamos trabalhando. E teremos grandes expectativas do Brasil, um país incrível. Um país que tem a música, o samba e uma série de outras coisas que fazem do Brasil um lugar único", disse.

O dirigente também abordou a série de protestos no Brasil tendo como alvo os recursos públicos destinados à Copa. Valcke considera um erro aqueles que culpam a Fifa pelos gastos. Uma Copa tem o sentido de atrair recursos, e não o inverso, frisa.

"A Copa do Mundo é uma maneira de acelerar uma série de investimentos em um país. É fácil criticar a Fifa, é fácil usar a Copa das Confederações ou a Copa do Mundo para organizar manifestações. Mas se o alvo é a FIFA porque ela é a causa do que está acontecendo no país, ele está errado"

Na sexta-feira, Valcke alertou os turistas que pretendem conferir a Copa no Brasil. Ele disse que o Brasil não é como a Alemanha (país sede do torneio em 2006) e que os torcedores deverão sofrer com a falta de estrutura do país.

"O maior desafio será para eles [torcedores]. Não será para a imprensa, para os times ou para os oficiais e dirigentes. Será para os torcedores", disse Valcke em entrevista coletiva em Zurique, na Suíça.

Depois, ele pontuou uma série de medidas e aconselhou os viajantes a tomar cuidado com alguns costumes que podem ser comuns na Europa, mas que no Brasil podem ser perigosos.

"Eu sei que é difícil falar sem criar uma série de problemas, mas a minha mensagem para os fãs seria apenas para que se certifiquem de que você está com tudo organizado e planejado quando vier para o Brasil", falou.

"Você não vai poder dormir na praia, primeiramente porque é inverno... Planeje a sua hospedagem, você não pode simplesmente chegar com uma mochila e sair andando a pé. Não existem trens e você não conseguirá dirigir de um lugar para outro", continuou.

"Não ache que lá é a Alemanha, onde é fácil se locomover por todo o país. Na Alemanha, você também pode dormir em seu carro, mas aqui no Brasil você não pode fazer isso", alertou, citando a falta de segurança nas cidades brasileiras.

A Copa do Mundo começa no dia 12 de junho, mas muitos estrangeiros já estão chegando ao Brasil para o torneio. O país sofre com uma série de atrasos nas obras dos estádios e também de infraestrutura nas cidades-sede.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos