Quem teve um ano melhor: Henrique ou os preteridos por Felipão?

Do UOL, em São Paulo

"É um jogador em quem eu confio", respondeu Luiz Felipe Scolari na quarta-feira ao ser questionado sobre o zagueiro Henrique, do Napoli, que está entre os 23 convocados para a Copa do Mundo de 2014. O técnico da seleção brasileira admitiu que o defensor foi o último incluído na lista, e os números justificam isso: atleta menos usado pelo comandante, ele vem tendo um ano inferior ao de nomes que foram preteridos.

Henrique disputou 28 jogos por clubes desde 31 de agosto de 2013 e marcou apenas um gol. Nesse período, o defensor ajudou o Palmeiras a vencer a Série B do Campeonato Brasileiro, migrou para o Napoli e ganhou a Copa da Itália.

Os números de Miranda na temporada 2013/2014, por exemplo, são mais expressivos. O defensor acumulou 49 jogos e quatro gols no Atlético de Madri durante a temporada 2013/2014 e ainda pode conquistar dois títulos – o time dele lidera o Campeonato Espanhol e decidirá contra o Real Madrid a Liga dos Campeões da Uefa.

Marquinhos também supera Henrique na temporada 2013/2014. O zagueiro de 19 anos fez 30 jogos e quatro gols pelo Paris Saint-Germain. Além disso, venceu a Copa da Liga Francesa e o Campeonato Francês.

Entre os zagueiros mais chamados por Felipão, Henrique também jogou menos do que Dedé na temporada 2013/2014. O defensor do Cruzeiro fez 34 jogos e ainda ajudou a equipe mineira a conquistar o Campeonato Brasileiro.

Os números de Henrique na temporada 2013/2014 só superam os de Réver no grupo dos zagueiros mais lembrados por Felipão. O defensor do Atlético-MG foi um dos pilares do time na conquista inédita da Copa Libertadores no primeiro semestre, mas depois teve problemas físicos e disputou apenas 19 partidas.

Henrique ainda tem exercido função diferente. Na decisão da Copa da Itália, por exemplo, ele foi titular, mas como lateral direito. Depois de saber que estava na lista de Felipão, o zagueiro usou a versatilidade como argumento para justificar sua presença no grupo.

"O que mais pesou pra convocação? Acho que um pouco de tudo. Eu trabalhei um ano e meio com o Felipão [no Palmeiras] e aprendi muita coisa como treinador e como pessoa. Acho que o período curto, a chance de haver lesões e fazer três funções [além de zagueiro e lateral, ele atua como volante] facilitam um pouco, sim", afirmou Henrique em entrevista ao "Sportv".

O menos usado na seleção

Felipão elaborou oito listas de convocados da seleção brasileira antes de montar o grupo que disputará a Copa do Mundo de 2014. Entre os 23 presentes no elenco final, o jogador que esteve em menos oportunidades anteriores foi o volante Fernandinho, do Manchester City, chamado apenas para o amistoso contra a África do Sul.

No entanto, Fernandinho esteve em campo durante os 90 minutos do embate com os sul-africanos e anotou um gol. Isso faz de Henrique, que atuou apenas 72 minutos com Felipão, o jogador menos usado pelo técnico entre os 23 convocados para a Copa.

No período de Felipão como técnico, Henrique é o sexto zagueiro com mais minutos jogados. Ele perde para David Luiz (1426), Thiago Silva (1154) e Dante (579), que foram convocados para a Copa, mas também tem menos tempo em campo do que Dedé (222) e Réver (180).

Confira os 23 convocados do Brasil para a Copa do Mundo:

VEJA TABELA DA COPA E CONFIRA QUAL CIDADE RECEBERÁ CADA JOGO

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos