Kia amplia domínio como agente mais influente na seleção brasileira

Paulo Passos

Do UOL, em São Paulo

Figura conhecida do público brasileiro por causa da controversa parceria do Corinthians com a MSI, empresa da qual era presidente, Kia Joorabchian é o empresário mais influente na seleção. Da lista de jogadores divulgada por Luiz Felipe Scolari, o iraniano tem relação profissional com pelo menos oito atletas: David Luiz, Paulinho, Ramires, Willian, Oscar, Bernard, Jô e Júlio César.

No caso do goleiro, Kia trabalhou na sua transferência da Internazionale para a QPR, de Londres, mas não é seu agente. Já os outros têm o iraniano como gestor das suas carreiras.
O domínio do ex-parceiro do Corinthians não é uma novidade na seleção. Na Copa das Confederações de 2013, ele já era o mais influente. Com a volta de Ramires ao time de Felipão e a chegada de Willian, o iraniano ampliou ainda mais seu domínio. Nenhum outro agente tem mais do que um jogador como cliente no time de Felipão.  

Em entrevista ao UOL Esporte em março, Kia não quis confirmar os nomes dos jogadores com quem trabalha na seleção.

"Vários, mas você sabe os nomes deles, você sabe quem são os nossos jogadores. Trabalho com vários jogadores, temos muitos. Trabalhamos com os melhores em cada lugar do mundo", afirmou. "Eu só trabalho no futebol agora. Estamos bem e crescendo rápido, a gente tem investimentos dentro do futebol, na área empresarial. Não entro dentro de um clube não, somente investindo em jogadores", completou.

O iraniano tem o agente Giuliano Bertolucci como seu braço-direito no Brasil. Desde 2010, Kia frequenta os hotéis onde a seleção se hospeda, principalmente quando a equipe atua em Londres, onde está a sede da sua empresa.

Antes do terceiro amistoso da era Felipão, contra a Rússia, em março de 2013, na Inglaterra o agente ficou mais de três horas conversando com David Luiz, Oscar e Júlio Cesar. O encontro aconteceu no restaurante do hotel, onde qualquer cliente tem acesso. Não há registro de que o empresário teve acesso a áreas restritas aos jogadores, comissão técnica e funcionários da CBF.

Kia também esteve no amistoso da seleção, em abril de 2013, no Mineirão. Assistiu ao jogo ao lado do ex-presidente do Atlético-MG e dono do banco BMG, Ricardo Guimarães. O agente tem sociedade com o empresário em alguns jogadores brasileiros.

Em maio de 2012, Kia foi visto com o então diretor de seleções da CBF, Andrés Sanchez, num camarote do estádio do Hamburgo, na Alemanha, onde a seleção jogava um amistoso com a Dinamarca. A imagem dos dois juntos ajudou a enfraquecer ainda mais o dirigente, que já vivia uma disputa interna pelo poder na entidade com o presidente José Maria Marin e seu vice Marco Polo Del Nero. Após abraçar Andrés na frente dos jornalistas, Kia brincou: "Temos uma surpresa para o Corinthians. Esperem", disse em português.

Homem-forte da MSI

O empresário iraniano foi o homem-forte da MSI, empresa que investiu no Corinthians em 2005. A parceria durou dois anos e rendeu a contratação de jogadores como os argentinos Carlos Tevez e Javier Mascherano, que ganharam o Campeonato Brasileiro em 2005.

O agente foi alvo de investigação das autoridades brasileiras, que acusaram a MSI de lavagem de dinheiro. Em abril, ele foi absolvido pela Justiça por falta de provas.

VEJA TABELA DA COPA E CONFIRA QUAL CIDADE RECEBERÁ CADA JOGO

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos