Kia é o agente com mais clientes entre os jogadores da seleção

Paulo Passos

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • AFP PHOTO / IAN KINGTON

    David Luiz e Oscar, do Chelsea e da seleção, são agenciados pelo empresário iraniano

    David Luiz e Oscar, do Chelsea e da seleção, são agenciados pelo empresário iraniano

O empresário iraniano Kia Joorabchian é o agente de futebol mais influente na seleção brasileira. Marcado pela controversa parceria do Corinthians com a MSI, empresa da qual era presidente, ele tem relação profissional com cinco dos 23 jogadores convocados para a Copa das Confederações. Um levantamento do UOL Esporte com todos os agentes dos atletas da seleção apontou que  nenhum outro possui tantos clientes no grupo de Luiz Felipe Scolari.

Há pelo menos dois anos Kia frequenta os hotéis onde os jogadores estão hospedados e vai aos jogos do Brasil. Em parceria com o brasileiro Giuliano Bertolucci, cuida da carreira de David Luiz, Oscar e Paulinho. Ramires, presença constante na seleção desde a era Dunga, mas que ficou fora da lista de Scolari, também é agenciado pela dupla. O iraniano ainda teve participação na transferência de Julio Cesar, que tem Josias Cardoso como agente, da Internazionale para o QPR, da Inglaterra, em 2012.

O UOL Esporte apurou que, há cerca de um mês, Kia participou da compra de 15% dos direitos econômicos do meia Bernard, do Atlético-MG. O jogador de 21 anos, destaque do clube mineiro na temporada, é o mais jovem da seleção e já desperta o interesse de clubes europeus. 

Braço-direito de Kia no Brasil, Bertolucci afirma ter relação pessoal e profissional com o iraniano. "Somos parceiros em algumas negociações de atletas", disse ao UOL Esporte por meio de sua assessoria de imprensa. Questionado se era sócio de Kia, respondeu: "somos amigos".

A assessoria de imprensa de Bertolucci nega que Kia seja o agente de David Luiz, Paulinho, Oscar e Bernard, embora o zagueiro tenha dito o contrário sobre quem cuida da sua carreira. "Bertolucci e Kia, os dois em parceria", afirmou David Luiz na apresentação da seleção, no Rio.

A assessoria argumenta que o iraniano participou apenas como intermediário nas negociações de David Luiz e Oscar com o futebol inglês. A assessoria também afirma que  o percentual de 15% que o Giuliano está tratando com o Atlético-MG pelo direito econômico de Bernard não tem nenhum investimento de Kia.

Recluso e avesso a entrevistas, o parceiro de Kia trabalha há 18 anos no futebol. Hoje diz ser dono de uma carteira de cerca de 100 atletas, entre profissionais e jogadores das categorias de base.

ACUSADO DE LAVAGEM DE DINHEIRO, KIA JÁ FOI IMPEDIDO DE ENTRAR NO BRASIL

  • O empresário iraniano foi o homem-forte da MSI, empresa que investiu no Corinthians em 2005. A parceria durou dois anos e rendeu a contratação de jogadores como os argentinos Carlos Tevez e Javier Mascherano, que ganharam o Campeonato Brasileiro em 2005. O agente foi alvo de investigação das autoridades brasileiras, que acusaram a MSI de lavagem de dinheiro. Em 2005, o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) investigou o empresário. Dois anos depois, o MPF-SP (Ministério Público Federal de São Paulo) apresentou uma denúncia contra ele. Kia chegou a ter pedido de prisão decretado e, por isso, não podia entrar no Brasil até 2008. Nesse ano, porém, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Celso de Mello suspendeu o pedido em caráter liminar. Há quatro meses, o iraniano esteve em São Paulo, onde prestou depoimento na Justiça sobre o caso.

"Comecei investindo em atletas de categoria de base e ao longo do trabalho me tornei agente de jogadores. Eu apenas recebo pela intermediação e, quando investimos, pela parte do investimento", afirma Bertolucci. "Atualmente, fico seis meses no Brasil e outros seis meses viajando, vendo jogadores e visitando clubes", completa.

A influência de Kia e Bertolucci na seleção é um reflexo da força da dupla nos mercados inglês e brasileiro. Além do trio do Chelsea (David Luiz, Ramires e Oscar), Kia trabalha com Carlitos Tevez e outros sul-americanos que atuam na Inglaterra.

No Brasil, os dois têm jogadores em quase todos os grandes clubes. A maior influência talvez seja no Corinthians e no Atlético-MG. Destaques no ataque do time mineiro, Diego Tardelli e Jô são agenciados pela dupla. Já no campeão paulista, além de Paulinho, Edenilson e outros sete jogadores trabalham com os agentes.

Iraniano segue seleção de perto

A visita de Kia aos hotéis onde a seleção está hospedada é uma constante há pelo menos dois anos, principalmente nos jogos na Europa, onde ele vive. Em março, antes do amistoso contra a Rússia em Londres, o agente ficou mais de três horas conversando com David Luiz, Oscar e Júlio Cesar. O encontro aconteceu no restaurante do hotel, onde qualquer cliente tem acesso. Não há registro de que o empresário teve acesso a áreas restritas aos jogadores, comissão técnica e funcionários da CBF.

Kia também esteve no último amistoso da seleção, em abril, no Mineirão. Assistiu ao jogo ao lado do ex-presidente do Atlético-MG e dono do banco BMG, Ricardo Guimarães. O agente tem sociedade com o empresário em alguns jogadores brasileiros.

Em maio de 2012, Kia foi visto com o então diretor de seleções da CBF, Andrés Sanchez, num camarote do estádio do Hamburgo, na Alemanha, onde a seleção jogava um amistoso com a Dinamarca. A imagem dos dois juntos ajudou a enfraquecer ainda mais o dirigente, que já vivia uma disputa interna pelo poder na entidade com o presidente José Maria Marin e seu vice Marco Polo Del Nero. Após abraçar Andrés na frente dos jornalistas, Kia brincou: "Temos uma surpresa para o Corinthias. Esperem", disse em português.    

AGENTES QUE TRABALHARAM COM SCOLARI NÃO TÊM CLIENTES NO TIME

  • Os dois agentes que já trabalharam com o técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, o português Jorge Mendes e o gaúcho Gilmar Veloz, não contam com nenhum cliente entre os convocados para a Copa das Confederações. Mendes é tido como o empresário de futebol mais influente do mundo. Cuida das carreiras de Cristiano Ronaldo, José Mourinho, Deco e Falcao García. Foi ele que negociou a ida de Felipão para o Chelsea em 2008. Diego Costa, que é agenciado pelo português, foi chamado para as partidas contra Itália e Rússia, mas não voltou a ser convocado. Durante a era Mano Menezes, a presença de jogadores agenciados pelo seu empresário Carlos Leite na seleção gerou críticas ao técnico. Os goleiros Renan e Cassio, Lucas Leiva, Andre Santos, Rômulo e Renato Augusto, clientes de Leite, foram convocados. "Me incomoda a maneira como esse tema é abordado. Esses assuntos são abordados porque no futebol existem vários interesses, e a gente sabe exatamente quais eles são. O fato de eu ter tornado público e isso ter virado um problema, eu acredito que é uma grande hipocrisia, porque, na minha opinião, deveria ser o que todos devessem fazer, que é tratar as coisas claramente", disse Mano em entrevista exclusiva ao UOL Esporte, em outubro, quando ainda era técnico da seleção.

 

 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos