Brasil pode ser campeão da Copa sem 'paulistas' e com 'ingleses'? Nunca foi

Do UOL, em São Paulo

O técnico Luiz Felipe Scolari anunciou nesta quarta-feira algumas notícias ruins para os torcedores supersticiosos da seleção brasileira. A lista que o treinador montou para a Copa do Mundo de 2014 ignora fatores comuns entre as equipes nacionais que conquistaram os cinco títulos do país na competição.

A seleção montada por Felipão para a Copa do Mundo ignora ao menos cinco coincidências entre os times que construíram a história do pentacampeonato. São fatores como a presença de jogadores de Palmeiras e São Paulo, por exemplo.

As curiosidades sobre a lista de Felipão, contudo, não acabam aí. O grupo que jogará a Copa do Mundo de 2014 também ignorou o Cruzeiro, time que foi campeão nacional na temporada passada. É a primeira vez desde 1986 em que o atual vencedor do Brasileiro não emplaca um nome sequer na lista.

Entre os principais times do país, aliás, apenas um nunca teve um jogador campeão mundial pelo Brasil: o Internacional, que não teve nenhum atleta incluído na relação de Felipão.

O Brasil tinha sempre que foi campeão; o Brasil de Felipão não tem
  • Jogadores de times paulistas
    Todas as seleções brasileiras que venceram a Copa tinham representantes de times de São Paulo. Aliás, quase todas as seleções brasileiras que jogaram a Copa tinham. A exceção é o time de 1930, mas porque havia uma briga entre dirigentes do futebol de São Paulo e da CBD. Araken Patusca, ídolo do Santos, foi convocado, mas só porque estava brigado com o clube. Em 2014, Felipão ignorou o Estado.
  • Veto a jogadores da Inglaterra
    É verdade que a Premier League só começou a abrir espaço recentemente para atletas estrangeiros, mas o Brasil nunca venceu uma Copa do Mundo com um jogador de uma equipe inglesa. A lista de Felipão para 2014 tem seis jogadores que atuam em equipes britânicas (David Luiz, Ramires, Oscar e Willian, todos do Chelsea, além de Paulinho, que defende o Tottenham, e Fernandinho, do Manchester City).
  • Maioria nacional
    Sempre que foi campeã, a seleção brasileira tinha mais jogadores atuando no Brasil do que no exterior. Não havia "estrangeiros" nas convocações de 1958, 1962 e 1970. Em 1994 e 2002 foram dez atletas do exterior, mas esse contingente era minoria. O grupo formado por Felipão para 2014 tem 19 representantes de equipes estrangeiras (18 de times europeus e o goleiro Júlio César, do Toronto FC).
  • Goleiros de times paulistas
    Todas as seleções que venceram a Copa do Mundo também tinham ao menos um goleiro de time paulista. Em 2002, por exemplo, Felipão levou os titulares de Corinthians (Dida), Palmeiras (Marcos) e São Paulo (Rogério Ceni). Em 2014, dois goleiros lembrados pelo técnico jogam no Brasil: Jefferson (Botafogo) e Victor (Atlético-MG).
  • Representantes de Palmeiras e São Paulo
    A seleção brasileira teve jogadores de Palmeiras e São Paulo em todas as campanhas vitoriosas na Copa do Mundo. Para 2014, Felipão convocou apenas quatro atletas que defendem equipes brasileiras, mas nenhum do futebol paulista. Os "locais" são Jefferson (Botafogo), Victor (Atlético-MG), Fred (Fluminense) e Jô (Atlético-MG).

Confira os 23 convocados do Brasil para a Copa do Mundo:

VEJA TABELA DA COPA E CONFIRA QUAL CIDADE RECEBERÁ CADA JOGO

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos