Valcke: Curitiba terá teste dia 14 e também estará pronta na última hora
Do UOL, em Brasília
O secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, voltou a criticar os atrasos do Brasil para a Copa durante visita à Arena da Baixada, em Curitiba, na tarde desta terça-feira (22). "Ainda há muito a fazer dentro e fora do estádio", afirmou o cartola no Twitter ao chegar à capital paranaense. Mais cedo em São Paulo, durante inspeção no Itaquerão, Valcke já havia dito que os preparativos para o Mundial na arena ficariam prontos "no último minuto".
Valcke anunciou em Curitiba que a Arena da Baixada terá apenas um evento-teste completo antes da Copa, no dia 14 de maio. A data é oito dias antes da Fifa assumir o controle do estádio. "Fui o primeiro a dizer que é preciso mais de um teste. O ideal são dois ou três. Aqui teremos apenas um com lotação completa, então teremos de fazer com que tudo funcione bem. Se tivermos de falar de uma data-limite para tudo estar pronto é 13 de maio, o que, de certa forma, é ficar pronto no último minuto", afirmou ele em entrevista coletiva após a visita à arena.
Até lá a Fifa exige que estejam concluídas a instalação dos assentos, das áreas de mídia e de toda a infraestrutura de vestiário e uso das comissões técnicas no geral. Espaços exclusivos previstos para o trabalho de equipes da da Fifa e do COL (Comitê Organizador Local), segundo o dirigente, podem ficar inacabados.
"Algum trabalho foi feito desde fevereiro, ainda falta e não é pouco. Isso fica claro quando vemos que metade dos assentos ainda não está instalada", cobrou Valcke.
O presidente do Atlético-PR, Mario Celso Petraglia, disse que caso o jogo teste do dia 14 de maio não seja feito com a capacidade total do estádio liberada, de cerca de 43 mil lugares, outro jogo será feito com público total antes da entrega da arena para a Fifa.
Após Curitiba, está na agenda oficial do tour de inspeções uma visita à Arena Pantanal, em Cuiabá, nesta quarta-feira (23), e ao Aterro de Iracema, em Fortaleza, onde ocorrerá a Fan Fest da Fifa na capital cearense durante o Mundial, na quinta-feira (24). Além de Valcke, participam das visitas o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e o ex-jogador Ronaldo, membro do COL. Na sexta-feira (25), uma reunião com a diretoria do comitê organizador encerra a viagem do dirigente da Fifa pelo Brasil.
Valcke teria participado de venda ilegal de ingressos na Copa, diz jornal
Fifa admite problemas com ingressos da Copa, mas alfineta polícia
Questionado sobre crise do "chute no traseiro", Valcke diz: "Esqueci" 




