Valcke: Curitiba terá teste dia 14 e também estará pronta na última hora

Do UOL, em Brasília

O secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, voltou a criticar os atrasos do Brasil para a Copa durante visita à Arena da Baixada, em Curitiba, na tarde desta terça-feira (22). "Ainda há muito a fazer dentro e fora do estádio", afirmou o cartola no Twitter ao chegar à capital paranaense. Mais cedo em São Paulo, durante inspeção no Itaquerão, Valcke já havia dito que os preparativos para o Mundial na arena ficariam prontos "no último minuto"

Valcke anunciou em Curitiba que a Arena da Baixada terá apenas um evento-teste completo antes da Copa, no dia 14 de maio. A data é oito dias antes da Fifa assumir o controle do estádio. "Fui o primeiro a dizer que é preciso mais de um teste. O ideal são dois ou três. Aqui teremos apenas um com lotação completa, então teremos de fazer com que tudo funcione bem. Se tivermos de falar de uma data-limite para tudo estar pronto é 13 de maio, o que, de certa forma, é ficar pronto no último minuto", afirmou ele em entrevista coletiva após a visita à arena.

Até lá a Fifa exige que estejam concluídas a instalação dos assentos, das áreas de mídia e de toda a infraestrutura de vestiário e uso das comissões técnicas no geral. Espaços exclusivos previstos para o trabalho de equipes da da Fifa e do COL (Comitê Organizador Local), segundo o dirigente, podem ficar inacabados. 

"Algum trabalho foi feito desde fevereiro, ainda falta e não é pouco. Isso fica claro quando vemos que metade dos assentos ainda não está instalada", cobrou Valcke. 

O presidente do Atlético-PR, Mario Celso Petraglia, disse que caso o jogo teste do dia 14 de maio não seja feito com a capacidade total do estádio liberada, de cerca de 43 mil lugares, outro jogo será feito com público total antes da entrega da arena para a Fifa. 

Após Curitiba, está na agenda oficial do tour de inspeções uma visita à Arena Pantanal, em Cuiabá, nesta quarta-feira (23), e ao Aterro de Iracema, em Fortaleza, onde ocorrerá a Fan Fest da Fifa na capital cearense durante o Mundial, na quinta-feira (24). Além de Valcke, participam das visitas o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e o ex-jogador Ronaldo, membro do COL. Na sexta-feira (25), uma reunião com a diretoria do comitê organizador encerra a viagem do dirigente da Fifa pelo Brasil.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos