Valcke critica greve de Gana por premiação: "Não é a imagem que queremos"

Do UOL, em São Paulo

  • AFP PHOTO/ NELSON ALMEIDA

    10.jun.2014 - Jerome Valcke, secretário-geral da Fifa, participa do Congresso da Fifa em São Paulo

    10.jun.2014 - Jerome Valcke, secretário-geral da Fifa, participa do Congresso da Fifa em São Paulo

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, criticou a greve promovida pelos jogadores de Gana dias antes da partida decisiva contra Portugal, em Brasília. Os jogadores de Gana passaram um dia sem treinar na semana do confronto e ameaçaram não entrar em campo contra Portugal até que recebessem a premiação pela participação na Copa do Mundo em dinheiro vivo.

"Não é a imagem que queremos transmitir. Mas isso é entre as confederações e os jogadores", afirmou em entrevista ao SporTV.

"O que eu digo e repito é que quando há um risco de ter um problema entre jogadores e confederação, tem que ser resolvido antes da Copa começar, de serem acertados os bônus, e não durante a Copa para virar uma grande história na imprensa", disse Valcke.

Questionado se a Fifa deve agir nesse tipo de situação, o secretário-geral reforçou que a divisão do valor que a entidade envia a cada país deve ser feita pelas confederações.

"Não sei se temos que pedir uma cópia do contrato, pois isso é entre a confederação e os jogadores, mas esse dinheiro é enviado pela Fifa como um prêmio de participação na Copa do Mundo. Acho que temos que proteger o nosso evento. Já aconteceu com Togo (em 2006) e agora com Gana. Se os jogadores não estão protegidos, temos que achar uma solução para que isso não se repita", finalizou.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos