Diretor da Fifa revela conversa com COI e temor por Rio-16: "será difícil"

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Enric Fontcuberta/Getty Images

    Ronaldo, de óculos, lê jornal ao lado de Jérôme Valcke e Walter de Gregorio (centro)

    Ronaldo, de óculos, lê jornal ao lado de Jérôme Valcke e Walter de Gregorio (centro)

A Fifa conhece como nenhuma outra entidade os problemas enfrentados pelo Brasil em sua preparação para a Copa do Mundo de 2014. Por isso, já há diretores da federação preocupados até com o que será da Olimpíada de 2016, que será sediada no Rio de Janeiro.

Nesta terça-feita, Walter de Gregorio, diretor de Comunicação da Fifa, revelou que tem conversado com colegas do COI (Comitê Olímpico Internacional) para trocar experiências sobre a organização de grandes eventos esportivos no Brasil. E o prognóstico passado por de Gregorio sobre a Rio-2016 não é animador.

"Vai ser difícil", resumiu ele, no Rio, quando questionado sobre a Olimpíada durante o evento que marcou o início do Tour da Taça pelo Brasil. "Concentrar todas as competições em uma cidade só não será fácil."

Jornalistas chegaram a perguntar a de Gregorio que dicas a Fifa poderia dar ao COI para a organização da Olimpíada. Ele se esquivou: "essa resposta vale US$ 1 milhão."

Sobre a Copa do Mundo de 2014, o diretor mais uma ratificou os atrasos nos projetos brasileiros. Reconheceu que talvez nem tudo saia exatamente como o esperado pela entidade máxima do futebol, mas disse que, a essa altura, já não há outra opção para o Mundial de futebol.

"Talvez as estruturas temporárias e a estrutura para a mídia não sejam a ideal. Estamos fazendo um esforço grande. Agora, não há alternativa. A Copa começa daqui poucos dias", afirmou ele.

Capita elogia

O ex-capitão da seleção brasileira, Carlos Alberto Torres, também esteve no lançamento do Tour da Taça. Para ele, a Copa do Mundo do Brasil tem tudo para ser um evento muito bem sucedido, principalmente pela relação dos brasileiros com o futebol. "Vamos fazer um Copa Maravilhosa", disse.

Sobre a seleção, ele disse que o Brasil é um dos quatro favoritos, junto com Espanha, Argentina e Alemanha. "Jogando em casa, com a torcida, somos favoritos. Temos 90% de chances de ser campeão."

O "capita" ainda falou sobre Neymar e sua contusão. "Contusão nunca é bom, mas acho que há tempo suficiente para que Neymar esteja bem na Copa."

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos