Quem se joga mais? Suárez ofusca Neymar e já esquenta Inglaterra x Uruguai

Bruno Freitas

Do UOL, em São Paulo

  • AFP/ANDREW YATES e REUTERS/Darren Staples

    Luis Suarez brilha no Campeonato Inglês pelo Liverpool, mas desperta rejeição pelos "mergulhos"

    Luis Suarez brilha no Campeonato Inglês pelo Liverpool, mas desperta rejeição pelos "mergulhos"

Há quem diga que Neymar é o maior "piscineiro" do futebol europeu na atualidade, mas uma observação atenta ao repertório de Luiz Suárez deve ofertar neste momento o título ao uruguaio. Ao mesmo tempo em que caminha para ser o melhor jogador do Campeonato Inglês, o atacante do Liverpool provoca rejeição pelo comportamento em relação à arbitragem. E, por tabela, começa a esquentar o clássico de campeões entre Uruguai e Inglaterra na primeira fase da Copa do Mundo.

No último domingo, Suárez inspirou críticas das mais incisivas por seu comportamento na vitória do Liverpool sobre o Manchester City. Desta vez o uruguaio não fez nenhum gol, mas tentou seguidamente induzir a arbitragem ao pênalti, em lances contra Vincent Kompany e Martin Demichelis. Tudo com muita reclamação gestual, empurrando a torcida vermelha na pressão sobre o apito.

No segundo tempo, já com um cartão amarelo, Suárez foi poupado pela arbitragem após uma tentativa descarada de cavar um pênalti. O juiz Mark Clattenburg foi bastante pressionado pelos jogadores do City, mas acabou deixando o vermelho dentro do bolso.

"A visão dos ingleses é que seguem recordando do gol anulado do último Mundial, em que um árbitro uruguaio, Jorge Larrionda, invalidou um gol em que a bola entrou 1 metro [na derrota para a Alemanha nas oitavas de final]. Desde então tudo de Suárez é mal. Os ingleses estão doídos pelo gol mal anulado", afirma José Martandrea, jornalista do uruguaio El Pais.

Bom, mas se falhou domingo, o repertório de Suárez em pênaltis cavados nesta temporada inclui também tentativas bem-sucedidas, como no empate com o Aston Villa em janeiro passado. Assim, o conjunto da obra inspira reações negativas na imprensa inglesa.

Uma das vozes mais críticas ao comportamento de Suárez na imprensa inglesa é a de Graham Poll, ex-juiz de Copa do Mundo (2002 e 2006) e hoje colunista de arbitragem do jornal Daily Mail. Nas últimas semanas, o antigo homem do apito tem pegado no pé do uruguaio com insistência. Na segunda-feira, o crítico ofereceu um texto contundente a respeito da atitude do atacante do Liverpool contra o City.

"Luis Suárez é um pesadelo para os árbitros por se jogar no chão. Ele irrita os torcedores com suas reclamações indignadas. Ele rosna para a arbitragem quando as decisões não são do seu jeito. Ele é um jogador brilhante, mas uma dor para o árbitro durante os 90 minutos (...) pela perspectiva do árbitro, Luis Suárez é um problema", discorreu Graham Poll.

A quatro rodadas do fim da temporada, Suárez aparece como o jogador do Liverpool que mais faltas recebeu (58), mas, por outro lado, o que mais faltas cometeu (49).

O folclore em torno dos mergulhos de Suárez já provocou críticas pesadas também do ex-jogador inglês Stan Colymore, mas no Uruguai inspirou um comercial para a TV. Em uma peça publicitária divertida, o atacante é levado a um escritório de ambiente corporativo clássico, onde se joga no chão, de gravata e tudo, para evitar um serviço burocrático com várias pastas [veja o vídeo no fim do texto]. 

Oleg Popov/Reuters Luis Suárez é um pesadelo para os árbitros por se jogar no chão. Ele irrita os torcedores com suas reclamações indignadas. Ele rosna para a arbitragem quando as decisões não são do seu jeito Graham Poll, ex-árbitro inglês, apitou nas Copas de 2002 e 2006, em coluna para o jornal Daily Mail

Uruguai e Inglaterra se enfrentam em São Paulo no dia 19 de junho, em partida válida pela segunda rodada do grupo D. A chave é considerada uma das mais fortes da primeira fase, talvez a mais forte, e ainda conta com a tetracampeã Itália e com a Costa Rica. 

"Eu estive no sorteio da Copa, na Costa do Sauipe. Conversei com jornalistas ingleses. Eles respeitam muito Suárez, não queriam como rival", diz Martandrea, do El Pais uruguaio.

O MELHOR DA LIGA DEIXA PARA TRÁS MORDIDA E RACISMO

Na reta final da temporada, o Liverpool lidera a Premier League com 77 pontos, dois a mais do que o Chelsea. O time de Suárez tem mais quatro jogos para confirmar o título após 24 anos de espera, inclusive com um confronto direto em casa contra a principal adversária, a equipe de José Mourinho.

Apesar da reputação de "jogador chato", a estrela uruguaia atravessa momento abençoado e caminha tranquilamente para ser eleito o melhor do campeonato, liderando com folgas as estatísticas de gols (29) e assistências (13) do torneio. 

A temporada brilhante de Suárez vem depois do incidente no último ano, quando mordeu o zagueiro sérvio Branislav Ivanovic, do Chelsea. A agressão inusitada rendeu ao uruguaio um gancho de dez partidas, sendo que seis delas cumpridas no atual campeonato.

Antes da mordida em Ivanovic, Suárez já havia colecionado manchetes negativas e punição esportiva graças a comentários racistas direcionados ao francês Patrice Evra, em um clássico contra o Manchester United. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos