Documentário sobre o Maracanazo tem pré-estreia em estádio uruguaio

Da AFP

Um documentário chamado 'Maracanã' estreia na semana que vem no Uruguai, relembrando o episódio que é até hoje o maior orgulho do futebol do país, a vitória da 'Celeste' sobre o Brasil na decisão da Copa do Mundo de 1950.

Não é por acaso que o filme chega às telas justamente a três meses de outro Mundial disputado em terras brasileiras.

Depois de divertir com uma bem-humorada campanha publicitária em que o 'fantasma' de 1950 invade o Rio de Janeiro, os uruguaios terão agora a oportunidade de reviver as glórias do passado em forma de aquecimento para a competição, na qual a seleção local integra o 'grupo da morte', junto com Inglaterra, Itália e Costa Rica.

A pré-estreia será em 12 de março, num palco inusitado, o estádio Centenario de Montevidéu.

"'Maracanã' é uma trama que tem uma leitura histórica, resultado de uma longa investigação. O mais incrível foi o a descoberta de uma época, de dois países, do ponto de vista humano", contou à AFP o diretor Andrés Varela, que dirigiu o longa com Sebastián Bednarik.

Baseado no livro "Maracanã, a história secreta", do autor uruguaio Atilio Garrido, mostra imagens de arquivo e relatos de protagonistas da partida, disputada em 16 de julho de 1950.

Os diretores levaram três anos para juntar o material, com muitas imagens oriundas de coleções privadas e para fazer as entrevistas.

"Durante este período, tivemos a oportunidade de mergulhar na sociedade uruguaia e brasileira da época, com o Brasil em ano eleitoral e o desafio da construção do Maracanã, que é nada menos que um colosso que buscava mostrar a dimensão do país ao mundo", explicou Varela.

O documentário também mostra as diferenças de preparação entre as duas equipes e a fama de invencibilidade dos brasileiros, intensificada pela imprensa, os dirigentes e a torcida local.

Medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris-1924 e Amsterdã e primeira campeã mundial da história (em 1930), a seleção uruguaia não disputou as Copas de 1934 e 1938 por razões políticas.

- Determinação e superação -

O filme exalta a "convicção, determinação desses homens, que transformaram tudo que aconteceu de ruim antes do Mundial (uma greve dos jogadores que paralisou o futebol uruguaio entre 1948 e 1949) em algo positivo, alcançando seu objetivo final de forma incrível", ressaltou Varela.

"Não podemos nos esquecer que esses homens (os uruguaios) jogavam muita bola, e enfrentavam uma seleção (brasileira) com talento similar e uma ótima preparação", lembrou o diretor, chamando a 'Celeste' da época de "seleção de operários".

A longa greve no futebol uruguaio levou alguns jogadores a trabalhar em outras áreas para se sustentar, inclusive a construção civil.

Um dos atletas que precisou trabalhar como operário foi o capitão Obdulio Varela, que ganhou o apelido de 'Negro jefe' (Chefe negro).

O filme relata o momento em que ele pegou a bola e começou a discutir com o árbitro para "esfriar a partida" depois da abertura do placar pelo brasileiro Friaça.

A 'Celeste' conseguiu a virada histórica com gols marcados por Juan Alberto Schiaffino e Alcides Edgardo Ghiggia, aos 21 e 34 minutos do segundo tempo.

O 'carrasco' Ghiggia é justamente o último sobrevivente daquela geração e foi homenageado em novembro do ano passado no estádio Centenario, antes da partida de repescagem na qual os uruguaios garantiram sua vaga para a próxima Copa.

O documentário vai além do relato esportivo, contando por exemplo com um depoimento da viúva de Julio Pérez, revelando que o ex-atacante, seu noivo na época, havia prometido casar com ela se conquistasse o título no Brasil.

"Ela escutou a final na rádio, fazendo crochê e rezando para que a equipe vencesse. Esta imagem reflete muito bem a época", aponta o diretor.

Com este filme, os uruguaios vão poder fazer uma viagem no tempo, revisitando um episódio que aconteceu há 64 anos, antes da seleção atual de Suárez, Cavani e companhia estrear na Copa, no 14 de junho no Castelão, em Fortaleza, contra a Costa Rica, alimentando o sonho de mais um título em terras brasileiras.

Enquanto a 'Celeste' buscará o tri, a seleção brasileira, que superou o trauma do 'Maracanazo' ao se tornar o maior campeão mundial da história, tentará conquistar o hexa em casa.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos