'Posso ajudá-lo?': veja como são treinados vigilantes dos estádios da Copa

Renata Mendonça e Luis Kawaguti

Da BBC Brasil em São Paulo

"Olá senhor, tudo bem? Seja bem-vindo! Posso ajudá-lo? Seu lugar é por aqui." É assim que os seguranças contratados para trabalhar nos estádios da Copa do Mundo irão recepcionar os torcedores que forem a jogos do Mundial no Brasil. Uma função nova, tanto para eles, quanto para os brasileiros frequentadores dos campeonatos nacionais, que não estão acostumados com esse tipo de serviço nas arquibancadas.

A reportagem da BBC Brasil acompanhou um dia de treinamento dos seguranças que estão se preparando para atuar na Copa do Mundo. Ele é obrigatório para todos os vigilantes que vão trabalhar nos estádios do Mundial e dura cinco dias. Mas engana-se quem pensa que nesse curso são ensinadas técnicas de combate, lutas ou uso de armas, bala de borracha e gás lacrimogêneo.

Bem diferente disso, os seguranças frequentam a sala de aula e estudam matérias como "gerenciamento de público", "resolução e situação de emergência", "estatutos do torcedor", "estatuto do idoso", entre outras teorias. Na parte prática, os vigilantes aprendem táticas para conter tumultos com o uso moderado da força.

Tudo isso para capacitar os seguranças a serem os "stewards" da Copa - uma espécie de segurança e atendente ao mesmo tempo. Na Europa, o uso desses profissionais nos jogos de futebol é comum, mas por aqui, tanto nos torneios regionais, como no Campeonato Brasileiro ou na Copa do Brasil, é raro ver vigilantes privados trabalhando nos estádios.

A Polícia Militar é quem costuma cuidar da segurança e dos eventuais conflitos entre torcedores ou qualquer outro tipo de distúrbio nas arquibancadas.

Mas para seguir o padrão da Fifa na Copa do Mundo, o país precisou criar a nova função e treinar os vigilantes privados para exercê-la. Os stewards substituirão a polícia nas arquibancadas e assumirão duas tarefas principais: a de recepcionar os torcedores, auxiliando os que precisarem de algum tipo de ajuda, e a de conter possíveis tumultos ou confusões.

Serão 25 mil stewards distribuídos pelos 12 estádios da Copa do Mundo para trabalhar em cada um dos 64 jogos do Mundial. Por partida, o efetivo desses "seguranças" da Fifa pode variar entre 700 a 1200 profissionais.

Cartazes e diálogos

É tarefa deles também recolher cartazes de cunho político, social ou até racista. Mas eles deverão fazer isso sempre por meio do diálogo e da cordialidade, sem fazer uso da força.

"Não é um comportamento de confronto, é um comportamento de relacionamento, de atendimento ao espectador, você mostra regras de conduta", explicou o gerente de segurança do Comitê Organizador Local (COL), Hilário Medeiros à BBC.

A Polícia Militar também estará presente no estádio, distribuída em pontos estratégicos, mas será acionada somente se a situação fugir do controle dos stewards.

"A Polícia vai ter um grupo de pessoas para o controle do distúrbio. Ela está dentro do estádio também, mas a função dela vai ser de polícia mesmo, caso haja algum problema", esclareceu Hilário.

O treinamento para formar um steward da Copa foi criado após a lei de 2012 que determina que todos os seguranças que trabalharem em jogos, festas ou shows que tenham um público acima de 3 mil pessoas precisam fazer um curso especial de "segurança para grandes eventos".

"A legislação não foi feita para a Copa do Mundo. Ela já entrou em vigor para qualquer evento de mais de 3 mil pessoas, isso é um legado no quesito de segurança privada que a Copa está deixando", explicou o gerente de segurança, Hilário Medeiros.

Ao iniciar o curso, a grande preocupação dos futuros stewards é saber se serão respeitados como "autoridade" nos estádios pelos torcedores brasileiros mesmo não portando nenhum tipo de armamento - como os cassetetes da Polícia.

"Eles chegam com a visão time de futebol aqui no Brasil, onde nós temos as torcidas organizadas que praticamente se digladiam. Então, no primeiro momento, eles dizem: 'pô, os caras vão vir pra cima de mim, o que é que eu vou fazer? Como a gente se comporta?'", disse à BBC Brasil o instrutor de um dos cursos de segurança para grandes eventos ministrado em São Paulo, Odélio de Almeida.

"Então o que nós temos que fazer aqui com eles? Tirar aquela visão mais truculenta do homem de segurança como elemento de bloqueio, de prisão, de captura e colocar na cabeça dele que la ele estará pra ajudar, para servir", completou.

A Copa das Confederações, em junho passado, foi a primeira experiência do público brasileiro com stewards.

Oportunidade

Muitos vigilantes também estão buscando a especialização em grandes eventos para poderem ganhar mais uma área de atuação. Eles têm a esperança de que a "moda" dos stewards pegue também no futebol brasileiro nas competições regionais e nacionais e gerem mais oportunidades após o Mundial.

Alguns dos estádios da Copa das Confederações, como o Maracanã e o Mineirão, já começaram a utilizar o serviço dos stewards em jogos locais.

Para José Jacobson Neto, vice-presidente do Sindicato das Empresas de Segurança Privada, Segurança Eletrônica e Cursos de Formação do Estado de São Paulo, as empresas de segurança acreditam que os stewards treinados para a Copa têm grandes chances de conseguirem empregos nos jogos do Campeonato Brasileiro após o Mundial.

"A gente acredita que será criado um novo nicho de mercado para os vigilantes que trabalharem como stewards depois da Copa", disse.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos