Romário torcerá pelo Brasil, mas vê ponto negativo em título na Copa

Do UOL, em São Paulo

Um dos principais críticos à organização da Copa do Mundo no Brasil, o deputado federal e ex-jogador Romário admitiu nesta segunda-feira que irá torcer para o Brasil ser campeão, mesmo que isso coloque os problemas "debaixo dos panos".

Romário acredita que o Brasil já perdeu a Copa fora dos gramados quando se trata de organização e infraestrutura, mas que, por isso, devemos torcer para a seleção conquista-la dentro de campo, no futebol.

"Se fosse o próprio Marin comandando a seleção brasileira eu torceria do mesmo jeito. Mas os problemas estão aí e eu procuro mostrar. A Copa do Brasil fora do campo a gente já perdeu, e muito.  Agora a gente tem que torcer para que a seleção dentro de campo seja campeã. E acredito e espero que vá ser.", disse em entrevista ao Linha de Passe da Espn.

Ele, no entanto, lamenta que um possível título vá esconder os problemas do país e as denúncias em relação à organização da Copa. Campeão Mundial com a seleção brasileira em 1994, Romário sabe como um título pode colocar as coisas "debaixo dos panos".

"Infelizmente muitos dos problemas vão ficar por debaixo dos planos. Uma vitória em Copa do Mundo, independente da situação, apaga e esconde muita coisa. Dentro da política, conhecendo como funcionam as coisas, com certeza os problemas que hoje estão aí vão ser esquecidos. A vitória do Brasil em 94, em 2002 e em 70 fizeram, da mesma maneira que vai fazer se a gente ganhar esse ano aqui, com que as coisas vão para debaixo do tapete".

Mas a opinião de Romário nem sempre foi essa. O deputado federal lembra que, quando o Brasil foi anunciado como sede da Copa do Mundo de 2014, comemorou, e muito. Para ele, o Brasil não só tinha condição de sediar uma Copa, como de sediar a maior Copa da história.

"Eu acreditei nos  três, no Lula, na Dilma e no Ricardo Teixeira. Não só eu, como todo mundo. Quem não quer uma Copa do Mundo no seu país com a maior parte do dinheiro vindo de iniciativa privada? Todo mundo quer. Eles tinham divulgado que 90% do gasto seria de dinheiro privado e hoje, se a gente for acompanhar, nós temos 98% do dinheiro gasto vindo do dinheiro publico, dinheiro que deveria estar investido em educação, saúde, infraestrutura. O que mais me incomoda é esse gasto do dinheiro público e o enriquecimento ilícito de políticos".

Romário
Romário

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos