Inacabada e com problema de acessibilidade, Arena da Amazônia é inaugurada

Elendrea Cavalcante

Do UOL, em Manaus

A Copa do Mundo já conta com oito estádios inaugurados. Neste domingo, a Arena da Amazônia se juntou ao grupo, apesar de estar com 98% das obras concluídas. A partida inaugural foi entre Nacional e Remo, pelas quartas de final da Copa Verde, e terminou 2 a 2, resultado favorável aos visitantes, que seguem na competição.

Como foi o primeiro evento-teste da arena, foram disponibilizados 20 mil ingressos (a capacidade, quando concluída, será pouco mais de 42 mil torcedores). Desse total, 35% foram destinados aos operários da obra. Nos últimos dias, inclusive, a imprensa local denunciou que alguns deles estavam repassando seus ingressos a cambistas.

Outro contratempo foi a acessibilidade, principalmente dos cadeirantes. Muitos deles reclamaram ao UOL Esporte sobre as condições e a falta de organização na área destinada ao estacionamento.

"Nos reservaram como área de estacionamento um espaço do sambódromo. A ideia era seguirmos de lá para a Arena com todo o apoio possível. Acontece que a organização com os cadeirantes não estava funcionando. Havia uma burocracia desnecessária. Eles estavam pedindo no estacionamento um credenciamento de cadeirante. Ora, se estou em uma cadeira de rodas, isso não é suficiente?", indagou a cadeirante Isis Palheta.

O governo do Estado explicou que este foi o primeiro jogo-teste na Arena e outros acontecerão até que o local tenha o padrão exigido pela Fifa para a Copa do Mundo. Durante a inauguração, ficou definido que o segundo teste da Arena será no próximo sábado, com o jogo entre Fast e Princesa do Solimões - primeira partida da final do primeiro turno do Campeonato Amazonense.

Apesar das ameaças, os manifestos que estavam cogitados para ocorrerem desde a primeira data de inauguração programada (antes seria dia 14 de fevereiro, com a presença da presidente Dilma Rousseff em Manaus), não tiveram qualquer sinal. O único mal estar ocorreu durante alguns momentos do jogo com xingamentos entre os torcedores, já que historicamente as torcidas do Amazonas e do Pará são rivais e não houve qualquer previsão de separação do público dentro do estádio.

O movimento "Vem pra Rua Manaus" chegou, inclusive, a montar oficina para confecção de cartazes ao longo das últimas semanas. O material seria levado para Arena, mas as barreiras montadas no raio de um quilômetro do estádio impediram qualquer movimentação que pudesse tirar o brilho da festa.

As barreiras fizeram parte do esquema de segurança montado para o evento. Um total de 2,1 mil policiais fizeram o monitoramento dentro e fora do campo. Quatro pontos de contenção foram montados: na avenida Constantino Nery – principal via de aceso ao estádio - e ruas próximas, interditadas para a realização da partida. Apenas carros autorizados, torcedores que estiverem portando ingressos, além de moradores de locais próximos tiveram acesso às áreas próximas ao estádio. O esquema incluiu ainda 22 pontos de interceptação em todo o perímetro, com a revista de policiais. Os próprios moradores da área precisaram apresentar algum tipo de comprovante de residência, além de serem acompanhados por policiais até as proximidades de suas casas.

Como o BRT (Bus Rapid Transit), que estava na Matriz de Responsabilidade da Copa, não saiu do papel, a Prefeitura de Manaus e o governo do Estado montaram juntos um plano de mobilidade urbana que incluiu a disposição de 70 linhas de ônibus para acesso ao estádio, com o total de 185 veículos oriundos de todas as partes da cidade. Em Manaus, o BRS (Bus Rapid Service), implantado no último mês de janeiro como uma medida emergencial ao BRT, ainda passa por um período de adaptação junto à população e teve de ser adaptado, neste domingo, sem o funcionamento de algumas de suas plataformas na avenida Constantino Nery, devido ao bloqueio da via para o jogo-teste.

Quem foi de carro ao estádio teve que estacionar a 1,5 ou 2km de distância da Arena, o que não foi problema para torcedores como Daniel e Matheus Carvalho. Os dois foram conferir a inauguração do estádio junto a seus familiares e aprovaram as barreiras e todo o esquema de segurança montado.

"Estacionamos há aproximadamente dois quilômetros, mas não vimos problema algum nisso. Se é para ter algo organizado, podemos sim colaborar. Nós acompanhamos os jogos no antigo Vivaldão, quando éramos crianças, e agora estamos aqui na Arena. Estou satisfeito com tudo".

A Arena da Amazônia será palco de quatro jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 – todos válidos pela primeira fase: Inglaterra x Itália, Camarões x Croácia, Estados Unidos x Portugal e Honduras x Suíça.

A Arena da Amazônia conta com um enorme cesto de metal em sua cobertura. O formato do estádio foi inspirado no artesanato indígena de palha da floresta. Dentro, há sete tons de cores nas cadeiras, representando frutas tropicais.
 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos