Torcedor terá que parar carro em shopping em 1º jogo da Arena Amazônia

Vinícius Segalla

Do UOL, em São Paulo

  • Bruno Kelly/Reuters

    Novo estádio de Manaus passa por seu primeiro evento-teste antes da Copa do Mundo

    Novo estádio de Manaus passa por seu primeiro evento-teste antes da Copa do Mundo

A Arena Amazônia receberá sua primeira partida oficial neste domingo, às 18h30 (horário de Manaus, ou 19h30, horário de Brasília), entre Nacional (AM) e Remo (PA), pela Copa Verde. Por ser o primeiro evento que acontecerá no estádio, o público será restrito a 20 mil pessoas, inferior à capacidade máxima da arena, de 44 mil pessoas. Nenhum desses torcedores, porém, contarão com estacionamento para estacionar seus carros.

É que o projeto original do estádio previa que fosse construído um edifício-garagem ao lado da arena, mas por problemas de custos a obra foi retirada do projeto. Agora, só o que existe é um improviso: um estacionamento provisório montado no sambódromo de Manaus, ao lado do estádio. São 400 vagas. Todas exclusivas para veículos credenciados e convidados.

Aos torcedores comuns, Waldir Frazão, diretor de transportes da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos de Manaus, recomendou, em entrevista coletiva na última quinta-feira: "Para estacionar, recomendamos que procurem os shoppings. Temos três grandes shoppings nas proximidades da Arena, que são os locais mais apropriados". E prosseguiu: "Precisamos incentivar o uso do transporte público pela melhor fluidez do trânsito".

Durante a Copa do Mundo, não será muito diferente. Um estacionamento deverá estar pronto, mas para apenas 440 veículos. Será integralmente utilizado por veículos credenciados da Fifa. Então, será usado o transporte coletivo.

Tanto é assim que o planejamento oficial de governo federal, Estado do Amazonas e Prefeitura de Manaus, estabelecido em janeiro de 2010, previa que a sede amazônica da Copa receberia investimentos da ordem de R$ 1,7 bilhão, sendo R$ 800 milhões via financiamentos federais, para construir um sistema de corredores exclusivos para ônibus (BRT, ou Bus Rapid Transit, na sigla em inglês) e uma linha de monotrilho. Mas nada disso saiu do papel. Todo o projeto foi suspenso em virtude de uma série de falhas técnicas e suspeitas de fraudes nas licitações que chegaram a ter início.  

Já para o jogo deste domingo, será montado um esquema que seguirá os mesmos moldes do padrão estabelecido pela Fifa para as partidas do Mundial. Em todo o perímetro de segurança da arena (raio de 2 km ao redor do estádio) serão instalados 22 postos de verificação onde terão acesso apenas os torcedores, veículos credenciados e moradores das proximidades do estádio. Nesse perímetro, 2.100 policiais militares estarão mobilizados para a segurança do evento.

Além dos policiais militares fixos nos pontos de vistorias, outros 500 estarão espalhados no entorno do estádio. Alguns desses farão o policiamento velado, junto com outros 200 investigadores da Polícia Civil, no combate à atuação de cambistas.

Dentro da Arena da Amazônia, 70 policiais estarão presentes no campo de jogo e nas arquibancadas. Também estarão disponíveis dentro do estádio policiais do esquadrão antibombas e do pelotão de choque, que serão acionados apenas caso haja alguma necessidade. Ainda dentro do estádio estarão presentes homens do Corpo de Bombeiros e ambulâncias do Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos