Jornal espanhol cita atraso e estouro no orçamento nos 100 dias para Copa

Do UOL, em São Paulo

Esta terça-feira é o marco de 100 dias para a Copa do Mundo. Falta pouco para as seleções do mundo todo virem competir no Brasil. Mas, nesta data, a ansiedade para disputar o Mundial dá lugar à preocupação com sua realização para o jornal espanhol 'Mundo Desportivo'. Em artigo publicado nesta terça, a publicação chamou a atenção para o atraso das obras e para o superfaturamento no orçamento da Copa.

"O atraso nas obras de construção e melhoria dos estádios e da infraestrutura nas sedes é a principal preocupação das autoridades brasileiras e da própria Fifa", destaca o jornal, logo no início do texto.

No texto, o jornal destaca a contradição entre o discurso confiante do presidente da Fifa Joseph Blatter e do Ministro do Esporte Aldo Rebelo e as atitudes tomadas para garantir que tudo esteja pronto para o Mundial.

Tanto Blatter quanto Rebelo aparecem na mídia com frequência repetindo que os estádios serão entregues a tempo e que o Mundial será um sucesso. O que destoa da prática.

"As palavras deles contradizem os feitos. Oito dos doze estádios que devem receber os jogos da Copa do Mundo em junho ainda não foram apresentados à Fifa, sendo que o prazo para fazê-lo era, no início, em dezembro de 2013", aponta a publicação.

Também ganha destaque no texto do 'Mundo Desportivo' o superfaturamento das obras de infraestrutura do país, uma consequência da falta de planejamento a longo prazo. "Quando o Brasil foi escolhido em 2007 como sede da competição começou a corrida para erguer novas construções esportivas e melhorar as existentes. Mas nestes últimos meses se fez necessária uma corrida para conseguir dar forma ao investimento de de 3,6 bi de dólares no setor de construção, 45% a mais do que o valor previsto em 2010, de 2,3 bilhões de dólares".

O jornal ainda lembra dos problemas que quase deixaram Curitiba de fora da Copa do Mundo e das manifestações contra a realização do Mundial que acontecem pelo país. Tudo isso em contraste com a venda recorde de ingressos para a competição. Nove milhões de pedidos de ingressos foram registrados pela Fifa, que irá vender cerca de três milhões de entradas para jogos por todo o país. Tamanho interesse é justificado pela Fifa com o sucesso da Copa das Confederações.

Para o 'Mundo Desportivo', porém, o sucesso da Copa das Confederações apontado pela Fifa só será possível na Copa do Mundo se todos os problemas forem resolvidos o mais rápido possível.

"A 100 dias da abertura do Mundial, há expectativa de ver a Brazuca - bola oficial da competição - do espetáculo das seleções dentro de campo, com as obras dos estádios concluídas dentro do prazo previsto e sem nenhum dos problemas que a gente pôde ver até agora. Todos os olhos permanecem voltados para o Brasil", alerta.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos