Presidente da CBF desfalca delegação do Brasil em jogo na África do Sul

Paulo Passos

Do UOL, em Joanesburgo (África do Sul)

José Maria Marin, presidente da CBF
José Maria Marin, presidente da CBF

Fato raro desde que assumiu a CBF (Confederação Brasileira de Futebol), em março de 2012, José Maria Marin não estará no estádio no jogo amistoso da seleção brasileira, na próxima quarta-feira, em Joanesburgo. O cartola e seu braço direito e vice, Marco Polo Del Nero, não irão à África do Sul, onde a equipe de Luiz Felipe Scolari enfrentará a seleção local.

Desde que chegou à presidência da CBF, após a renúncia de Ricardo Teixeira, o cartola foi figura assídua nos jogos da seleção. Após algumas partidas, chegou a visitar os jogadores no vestiário.

Marin adotou um perfil mais "boleiro" que o antecessor. Ex-jogador de futebol, gosta de aparecer ao lado dos atletas e de Felipão, contratado por ele, após a demissão de Mano Menezes, em 2012.

A assessoria de imprensa da CBF confirmou que Marin não irá a África do Sul. Daqui a duas semanas, ele viaja para a Suíça, onde participará de reunião do comitê da Fifa, em Zurique.

Sem Marin, a CBF será representada por Reinaldo Bastos, vice-presidente da Federação Paulista de Futebol. O chefe da delegação do Brasil será o presidente da Federação Maranhense de Futebol, Antônio Américo Lobato Gonçalves.  O presidente da Federação de Futebol do Piauí, Cesarino de Oliveira Sousa, também estava na comitiva da seleção, mas não pôde embarcar para a África do Sul, neste domingo. Ele foi barrado pelas autoridades brasileiras por não ter vacina contra a febre amarela, exigência para quem viaja ao país africano.  

Os jogadores da seleção brasileira chegarão a Joanesburgo nesta segunda-feira. Na terça, o Felipão comandará o único treino na África do Sul. Um dia depois, o time enfrenta a seleção local.

O amistoso será o último do Brasil antes da divulgação da lista de convocados para a Copa do Mundo, no dia 7 de maio. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos