Prefeito diz que imagem de Curitiba só se salva com realização da Copa

Osny Tavares

Do UOL, em Curitiba

O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), sabe que a imagem da cidade sai arranhada do episódio em que quase foi eliminada da Copa do Mundo devido aos atrasos na reforma da Arena da Baixada. E acredita ter a solução para melhorar as coisas: "Realizar a Copa."

Fruet afirmou, em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira, 18, que, já que a cidade pode ser a última a entregar o estádio pronto para a Copa, deve se empenhar para ser a primeira a entregar as estruturas provisórias e obras de mobilidade.

"Essa imagem [de atraso] dividiu a cidade. Mas tenho certeza que parte expressiva dos que rejeitam o torneio ficariam frustrados se ele acabasse não vindo para cá", disse Fruet. O corredor aeroporto-rodoferroviária, ao longo da Avenida das Torres, passou ao último lote de execução ainda em 2013, segundo a Prefeitura. A pavimentação está quase concluída. 

O viaduto estaiado e a trincheira da Rua Guabirotuba, apontadas como soluções para o tráfego intenso próximo ao Centro da cidade, ultrapassam os 80% de execução. O bloco interestadual da Rodoferroviária foi entregue em outubro, e o estadual está previsto para maio.

O Aeroporto Afonso Pena foi considerado pelo Departamento de Aviação Civil como apto a receber o torneio. Duas novas pontes de embarque, uma nova sala de embarque remoto, a reforma do desembarque doméstico, um novo pátio para oito aeronaves a ampliação da sala de desembarque internacional serão entregues em março.

O prolongamento da pista do aeroporto, porém, só deve ser feita após o Mundial. O custo total das obras de infraestrutura e mobilidade em Curitiba é estimado em R$ 433 milhões.

O poder público deve gastar cerca de R$ 40 milhões para montar as estruturas provisórias, que envolvem geradores de energia, tendas para imprensa e convidados e equipamentos de segurança. Um edital já foi lançado pela prefeitura.

Com relação à Arena da Baixada, o prefeito Fruet disse que deve manter o trabalho do comitê gestor, formado por técnicos da Prefeitura e do governo estadual. A fiscalização sobre o clube deve apertar, segundo o político.

Desde o ultimato dado pela Fifa em janeiro, prefeitura e governo elaboram um relatório diário das obras e enviam à entidade gestora do futebol. Este acompanhamento seguirá até a conclusão da arena. "Estamos com uma consultoria da Price Waterhouse Coopers para analisar a execução desses contratos", disse o prefeito.

O resultado da consultoria da Price, que mostrará se os dados apresentados pelo Atlético-PR durante a obra estão corretos, é previsto para ser entregue quinta-feira, de acordo com o governo do Estado do Paraná.

NÃO ADIANTA COLOCAR A CULPA NA FIFA, DIZ BLOGUEIRO

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos