80% dos brasileiros queriam gastar dinheiro dos estádios em outras áreas

Do UOL, em São Paulo

Quatro entre cinco brasileiros consideram que o investimento na construção de estádios para a Copa do Mundo deveria ter sido utilizado para outras áreas, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira (18), encomendada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) em conjunto com o instituto MDA. 

De acordo com o estudo, que apontou também o cenário atual para a eleição presidencial, em outubro, 80,2 % dos entrevistados afirmaram discordar dos investimentos nas arenas, contra 17,6%, que opinaram que os gastos serão importantes para desenvolver o esporte no país.

Em outra pergunta, relativa ao investimento geral feito no país para a Copa do Mundo, não somente em estádios, 75,8% dos entrevistados disseram que esse investimento foi desnecessário – 13,3% consideraram os gastos adequados e 7,3% acharam que foi insuficiente. Uma parcela de 3,6% disse não saber do assunto ou preferiu não responder.

Metade da população (50,7%) declarou que não apoiaria o Brasil como sede da Copa se a escolha fosse feita hoje – 26,1% apoiariam totalmente, enquanto 19,7% apoiariam parcialmente.

Foram 2.002 entrevistados entre os últimos dias 9 e 14 de fevereiro, em 137 municípios de 24 unidades federativas, nas cinco regiões do Brasil. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

O resultado da pesquisa reforça a ideia de que a maior parte dos brasileiros preferia que o dinheiro destinado à Copa fosse utilizado para melhorar outras carências do país, rebatendo inclusive Ronaldo Fenômeno, membro do Conselho do COL (Comitê Organizador Local da Copa), que em 2011 disse em um vídeo que o Mundial "se faz com estádios, não com hospitais".

Em dezembro, no programa Altas Horas, da TV Globo, o ex-jogador afirmou que a frase foi tirada de contexto e disse que o Brasil tem dinheiro tanto para realizar a Copa quanto para construir hospitais.

Mobilidade urbana, manifestações e seleção

Dos entrevistados, 66,6% não acreditam que as obras de mobilidade urbana prometidas para as cidades-sede da Copa do Mundo – incluindo metrô, trens e corredores de ônibus, entre outras – não ficarão prontas a tempo do Mundial, ao contrário de 27,7%, que confia na conclusão das obras.

Já com relação às manifestações públicas durante a Copa do Mundo, 85,4% acredita que elas ocorrerão na época do Mundial, e 15,2% afirmaram que participariam dos atos.

Apesar da discordância em relação aos investimentos na Copa, pouco mais da metade da população (56,2%) acredita no título da seleção brasileira, contra 34,6% que creem que o hexacampeonato não será conquistado em julho. Uma parcela de 9,2% não soube ou preferiu não responder à pergunta.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos