Calor do dia vai definir que jogos terão parada técnica na Copa

Paulo Passos

Do UOL, em São Paulo

  • Julio Cesar Guimaraes/UOL

    Chiellini, zagueiro da Itália, se refresca em treino com calor em Fortaleza, em 2013

    Chiellini, zagueiro da Itália, se refresca em treino com calor em Fortaleza, em 2013

Os jogos da Copa do Mundo de 2014 poderão ter parada técnica para hidratação dos atletas durante os noventa minutos de partida. A medida foi confirmada pelo chefe do departamento da Fifa, Jiri Dvorak, neste sábado, durante evento realizado em São Paulo.

A entidade, dona da Copa, irá definir uma hora antes dos jogos quais terão interrupção para reduzir desgastes físicos devido ao alto calor.

"Isso é uma questão médica. Vamos decidir isso antes de cada jogo. Não comunicamos onde vamos fazer. Vai depender da situação no dia do jogo. Nossas autoridades médica vão analisar. Vamos mensurar as condições uma hora antes do jogo a autoridade médica da Fifa vai me consultar. E vamos decidir", afirmou Dvorak.

O médico disse que o calor não é um tema que preocupe a Fifa. Ele alegou que medidas como hidratação com bebidas e aplicação de toalhas molhadas com água gelada são suficientes para diminuir os efeitos das altas temperaturas durante as partidas.

Durante uma conferência aos jornalistas, o médico da Fifa afirmou que há  jogos considerados críticos. "Sete jogos vão acontecer na hora do dia que as pessoas consideram como sendo de alto risco", disse.

Quando foi questionado pelos repórteres, porém, sobre quais seriam essas partidas, Dvorak desconversou. "Vai ser uma analise no dia. Você consegue saber a temperatura no dia do jogo? Não, então teremos que analisar na hora", respondeu.

 Sete partidas da Copa do Mundo serão disputadas no nordeste, às 13h : México e Camarões e Itália contra Uruguai, em Natal, Alemanha versus Portugal e Bósnia e Irã, em Salvador, Itália contra Costa Rica e o confronto ente Estados Unidos e Alemanha, em Recife, além de um jogo das oitavas de final em Fortaleza.

FIFA REALIZA EXAMES ANTIDOPING DA COPA NA SUÍÇA E COBRA GOVERNO

  • Excluído da Agência Mundial Antidoping (WADA, sigla em inglês) desde 2013, o Ladetec, laboratório ligado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), não irá realizar os exames antidoping dos jogadores que disputarão a Copa do Mundo de 2014. Questionado sobre o fato dos exames do Mundial serem feitos na Suíça, Jiri Dvorak, médico da Fifa, afirmou que não havia outra alternativa e cobrou uma solução do Governo Brasileiro para o caso.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos