Fifa realiza exames da Copa na Suíça e cobra solução do governo para 2016

Paulo Passos

Do UOL, em São Paulo

  • Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians

    Jiri Dvorak, chefe médico da Fifa, posa com o escudo do Corinthians em visita ao CT do clube

    Jiri Dvorak, chefe médico da Fifa, posa com o escudo do Corinthians em visita ao CT do clube

Excluído da Agência Mundial Antidoping (WADA, sigla em inglês) desde 2013, o Ladetec, laboratório ligado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), não irá realizar os exames antidoping dos jogadores que disputarão a Copa do Mundo de 2014. O fato gerou uma saia-justa entre o responsável pela área médica da Fifa e o ministro da saúde, Arthur Chioro, durante evento da entidade, neste sábado, em São Paulo.

Questionado sobre o fato dos exames do Mundial serem feitos na Suíça, Jiri Dvorak, médico da Fifa, afirmou que não havia outra alternativa, já o Brasil não conta com laboratório credenciado pela WADA. Ele cobrou uma solução do Governo Brasileiro para o caso.

"Infelizmente o laboratório do Rio de Janeiro perdeu o credenciamento sete oito meses antes da Copa. Encontramos uma solução. Cabe ao governo decidir qual será o processo para as Olimpíadas de 2016 e também um programa para que o Brasil tenha um laboratório credenciado", afirmou Dvorak.

Após a resposta, o ministro da saúde pediu a palavra, durante a entrevista coletiva com jornalistas.

"Não é o governo o responsável. Há uma agência de antidoping que dá o credenciamento( se referindo a WADA). Está sendo feito um trabalho para que o laboratório volte a ser credenciado. A expectativa é que em 2015 esteja todos os parâmetros para termos o credenciamento. Não é o governo brasileiro que tem de credenciar", afirmou Chioro.

Em agosto, o Ladetec teve seu credenciamento suspenso pela Agência Mundial Antidoping. O laboratório falhou em testes realizados pela WADA. A entidade realiza provas periódicas, trimestrais, com os laboratórios credenciados. Após falhar em três exames, o Ladetec foi descredenciado.

A expectativa da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem, vinculada ao ministério do Esporte, é para que o Ladetec esteja novamente credenciado e autorizado a realizar o controle de dopagem no segundo semestre de 2015.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos