SC pede e Força Nacional fará segurança de evento da Fifa em Florianópolis

Do UOL, no Rio de Janeiro

A Força Nacional de Segurança Pública integrará o esquema de segurança do seminário para seleções da Copa do Mundo de 2014, que será realizado em Florianópolis na semana que vem. Agentes da equipe federal de policiais serão enviados à capital de Santa Catarina para atuar no evento.

O envio foi oficializado nesta quinta-feira, em portaria divulgada no Diário Oficial da União. De acordo com o documento assinado pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, agentes da Força Nacional irão a Santa Catarina para atender a um pedido do governador do Estado, Raimundo Colombo.

Ainda segundo a portaria, os agentes farão o "controle de tumultos e distúrbios civis e a escolta e segurança aproximada dos membros do Comitê Executivo da Fifa" para "preservar a ordem pública e garantir a integridade física dos envolvidos".

O número de agentes da força federal mobilizados para o evento não foi divulgado pelo Ministério da Justiça. Segundo o órgão, essa é uma informação estratégica.

A Força Nacional de Segurança é uma equipe formada por policiais militares e civis de vários Estados do país. Todos passam por um treinamento coordenado pelo governo federal e ficam à disposição de governos estaduais para trabalharem no reforço de operações específicas em Estados.

Na Copa das Confederações, por exemplo, agentes da Força Nacional foram enviados às cidades-sedes para conter protestos. Na Copa do Mundo de 2014, segundo o Ministério da Justiça, 10.657 agentes serão espalhados por várias cidades do país para trabalharem na segurança do torneio.

Antes disso, porém, parte dessa tropa será enviada à Florianópolis, onde a Fifa vai discutir com seleções detalhes operacionais do Mundial. Na capital de Santa Catarina, a entidade máxima do futebol vai, entre outras coisas, explicar como será o esquema de viagens das seleções pelas cidades-sede do torneio, que começa em junho.

O seminário começa na próxima terça. O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, confirmou na quarta-feira sua presença em comunicado oficial. Valcke chega ao Brasil no domingo. Antes do seminário, ele visitará obras em Manaus, Brasília e Porto Alegre, acompanhado do ministro do Esporte, Aldo Rebelo.

Na terça, Valcke concede uma entrevista coletiva. Nela, ele deve anunciar a decisão da entidade sobre a Arena da Baixada. O estádio de Curitiba corre de ser cortado da lista de arena das Copa devido a atrasos na sua reforma. 

Protestos na Copa das Confederações
Protestos na Copa das Confederações

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos