Maracanã tem quatro brigas, sete detenções e invasor em Colômbia x Uruguai
Vinicius Konchinski
Do UOL, no Rio de Janeiro
Quatro brigas entre torcedores foram registradas dentro do Maracanã durante Colômbia x Uruguai, neste sábado. Por causa das confusões, sete pessoas foram detidas. O jogo entre Colômbia e Uruguai terminou 2 a 0 para a seleção colombiana. O time joga contra o Brasil nas quartas de final da Copa.
O número de ocorrências e detenções registradas dentro do Maracanã foi divulgado pelo tenente-coronel João Fiorentini, Comandante do Gepe (Grupamento Especial de Policiamento em Estádio). Ele não soube informar a nacionalidade dos detidos por causa das confusões.
Sabe-se que uma das brigas no Maracanã envolveu brasileiros e uruguaios. Torcedores entraram em confronto nos corredores do Maracanã logo após a partida. Um brasileiro ficou ferido no olho. A briga foi gravada por jornalistas.
Ainda antes do jogo, um torcedor colombiano furou o bloqueio da segurança do Maracanã e entrou na sala de imprensa sem credencial. Foi pela sala de imprensa que pelo menos 87 torcedores invadiram o estádio antes de Espanha x Chile.
A entrada do colombiano não autorizado foi confirmada pela equipe de segurança do Maracanã. Não foi revelado por onde o homem sem credencial conseguiu entrar no estádio.
Segundo os seguranças, ele foi descoberto e retirado do estádio. O homem teria sido encaminhado ao Jecrim (Juizado Especial Criminal) que fica dentro do Maracanã.
Procurado, o COL (Comitê Organizador Local) da Copa do Mundo de 2014 não se pronunciou sobre o assunto até o momento. Essa é a terceira invasão registrada no Maracanã em cinco jogos.
Na estreia do estádio no Mundial, antes de Argentina x Bósnia, pelo menos nove argentinos entraram por um portão. Depois, houve o caso mais grave: a invasão dos chilenos.
Por causa dos incidentes, a segurança do estádio foi reforçada pela PM (Polícia Militar). Ninguém da corporação se pronunciou sobre o incidente deste sábado.