Valcke minimiza atraso no Itaquerão, mas põe pressão: 'Mundo está de olho'

Tiago Dantas

Do UOL, em São Paulo

Em sua primeira visita do ano ao Brasil, o secretário-geral da Fifa, Jeróme Valcke, disse estar satisfeito com o andamento das obras do Itaquerão, estádio de abertura da Copa do Mundo, mas colocou uma leve pressão sobre o cumprimento do prazo estipulado para abertura, 15 de abril: "O mundo todo está de olho nisso", afirmou.

Durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira, 20, Valcke comparou a situação do Brasil à da África do Sul, sede do último mundial, que também sofreu com atrasos para entrega dos estádios.

"Acredito que São Paulo fará um grande jogo de abertura. Na África do Sul aconteceram alguns problemas na abertura, principalmente porque houve falhas na comunicação entre as equipes envolvidas na organização. Aqui, pelo que pude perceber, estamos trabalhando juntos."

Vice-prefeita de São Paulo e coordenadora da SPCopa (Secretaria Extraordinária da Copa), Nádia Campeão reconheceu que existe uma pressão em torno de São Paulo, pois a cidade vai receber a abertura do evento. "Se existe uma pressão? Sim, todos vão estar de olho em São Paulo. E existe uma pressão nossa mesmo, da Prefeitura, do governo, para fazer bem a organização do evento."

Segundo Andrés Sanchez, responsável do Corinthians por acompanhar os trabalhos, o andamento da obra chegou a 97%.  

Ao ser questionado sobre a situação das outras cinco arenas que ainda não foram inauguradas, Valcke desconversou e disse que, como só tinha visitado São Paulo, não poderia responder sobre a situação dos outros estádios.

O dirigente da Fifa lembrou que, inicialmente, era fazer a visita desta segunda-feira com o estádio já pronto. "O Brasil foi anunciado como sede da Copa há sete anos, em 2007. Na data de hoje era para o estádio estar pronto. Infelizmente houve um acidente. Mesmo assim, estou muito confiante de que as coisas estão nos eixos."

O Itaquerão deve ficar pronto em 15 de abril, de acordo com a construtora Odebrecht e o governo de São Paulo. Na segunda quinzena de abril são previstos eventos testes supervisionados pela Fifa para verificar a operação do estádio.

Apesar do leve puxão de orelha, Valcke admitiu que há muitos motivos para comemorar. Segundo ele, a procura por ingressos da Copa do Mundo no Brasil bateu recorde nesta semana e atingiu 10 milhões de pedidos. "Nunca recebemos tantos pedidos para ingressos. Isso mostra o quanto o Brasil é importante para o futebol e quanto o mundo está interessando em assistir ao evento aqui."

Acompanhado por Bebeto, Cafu, o gerente do estádio corintiano, Andres Sanches, e uma comitiva de funcionários da Fifa e do COL (Comitê Organizador Local), Valcke visitou os vestiários e algumas estruturas internas da arena, além de pisar no gramado.

Ao sair da coletiva, Bebeto comentou que a situação da grama não é a ideal, mas disse que o problema estará resolvido em breve. "Parece que houve um problema com a máquina [que faz o resfriamento da grama, de inverno], mas isso já está sendo resolvido. Em abril, vocês vão ver que esse gramado vai estar um tapete." Da arquibancada, é possível ver pequenos buracos no gramado, cobertos com areia.

Valcke deve deixar São Paulo hoje e continuar sua série de visitas por estádios da Copa em Cuiabá e Curitiba. O dirigente é esperado também para a inauguração oficial da Arena das Dunas, em Natal, no dia 22.

Obras no Itaquerão
Obras no Itaquerão

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos