Termina primeira etapa da instalação da membrana da cobertura do Beira-Rio

Do UOL, em Porto Alegre

Obras no Beira-Rio
Obras no Beira-Rio

A construtora Andrade Gutierrez finalizou nesta segunda-feira a colocação de 50% das membranas da cobertura do Beira-Rio. Alpinistas fixaram a 65ª e última folha opaca que irá proteger o público da chuva no estádio do Internacional.

Com a conclusão, os operários passarão a trabalhar para a fixação das translúcidas. A expectativa é que a segunda parte da colocação das membranas demande um menor tempo de execução por serem menores e mais leves que as primeiras.

O início instalações das opacas ocorreu no dia 14 de novembro e 61 dias depois elas foram concluídas. Porém, a obra sofreu problemas trabalhistas que atrasaram a entrega. No dia 13 de dezembro, alpinistas brasileiros reclamaram da falta de condições de trabalho e de salários atrasados.

Uma semana depois, o Ministério do Trabalho, em ação conjunta com a PF (Polícia Federal), identificou a presença de 63 operários estrangeiros em situação irregular no grupo que instalava a membrana. Os trabalhadores de países como Ucrânia, Alemanha, República Tcheca e Croácia tiveram que sair do país e retornar para regularizar a situação.

Confeccionada em PTFE (Politetrafluoretileno), a membrana, que tem uma durabilidade superior a 30 anos, suporta variações de temperaturas entre – 200 graus e 260 graus. As folhas que já foram colocadas são opacas, mas com o passar do tempo ficam totalmente branca. Por exigência da Fifa, ela permite a entrada de luz, para economizar energia, tem uma superfície antiaderente, não pega fogo, resiste a agentes corrosivos e é imune a radiação ultravioleta.

Como informado pelo UOL Esporte no dia 31 de dezembro, o estádio Beira-Rio chegou ao final de 2013 com 97% de obras concluídas. A 16 dias do primeiro jogo-teste contra o São Paulo, de Rio Grande, a Andrade Gutierrez corre contra o tempo para finalizar os acabamentos que ainda não foram instalados. A partida válida pelo Gauchão será com público reduzido e não terá o grupo principal do Inter. O time Sub-23, comandado por Clemer, é que fará as primeiras partidas no estadual.

Nesta segunda-feira, também está sendo feita a fixação e posterior instalação do primeiro telão do estádio. Os dois placares eletrônicos terão definição superiores a exigida pela Fifa, segundo informações do Internacional. Com 86m² cada, o espaçamento entre os leds são de 16 milímetros, o que dá uma excelente definição das imagens.

A AG e o Internacional vivem a expectativa da entrega total da reforma no dia 28 de fevereiro, porém, as vistorias entre as partes ocorrem desde o dia 1º de janeiro. O prazo final para entregar o estádio para a Fifa é no dia 23 de maio. No Beira-Rio ocorrerão cinco jogos da Copa do Mundo.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos