Vistoria identifica 63 estrangeiros ilegais nas obras do estádio Beira-Rio

Jeremias Wernek e Tiago Dantas

Do UOL, em Porto Alegre e em São Paulo

O Ministério do Trabalho, em ação conjunta com a PF (Polícia Federal), identificou a presença de 63 operários estrangeiros em situação irregular nas obras do estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. O grupo atua na instalação das membranas da cobertura do estádio, sede de cinco jogos da Copa do Mundo de 2014.

Segundo o superintendente regional do trabalho, Flávio Zacher, os operários estrangeiros não possuem visto de trabalho válido e nem vínculo empregatício. O grupo tem trabalhadores da Ucrânia, Alemanha, República Tcheca e Croácia.

O delegado da PF responsável pelo caso, Farnei Franco Siqueira, afirmou que os operários devem ficar sem trabalhar até conseguiram um registro de trabalho válido no país. Segundo ele, será preciso ao menos uma semana para resolverem essa pendência.

"A maior parte dos estrangeiros tinha visto para entrar no país. Mas eles não vieram na Polícia Federal pedir registro para trabalhar. É uma questão administrativa, não é criminal. Mesmo assim, eles devem entrar com o pedido e aguardar a liberação antes de voltar ao trabalho", disse o delegado. 

Siqueira lembra que, caso um dos 63 operários seja flagrado trabalhando sem o registro, poderá ser detido administrativamente e ainda pode ter que enfrentar um processo de deportação.

Em geral, o documento fica pronto em um ou dois dias, segundo Siqueira. A operação deve levar uma semana desta vez porque envolve muitos estrangeiros e será afetada pelo feriado do Natal. 

Em contato com a reportagem, a construtora Andrade Gutierrez afirmou que a responsabilidade pela contratação dos profissionais é da empresa Sepa Hightex, a mesma que executou a instalação da cobertura do Maracanã. A empresa não foi localizada para se pronunciar.

Duas semanas atrás, funcionários brasileiros que trabalhavam na instalação das membranas do Beira-Rio esboçaram uma greve. A reclamação principal era pelas condições precárias de trabalho, além de salários atrasados.

Na última quarta-feira, o CEO da Brio - empresa criada para administrar o Beira-Rio após a reforma - , revelou que a cobertura do estádio ficará pronta depois do prazo oficial de entrega da obra.

Palco de cinco jogos da Copa do Mundo de 2014, o Beira-Rio está fechado para reformas desde novembro de 2012. O contrato com a Andrade Gutierrez prevê que a obra seja entregue em 31 de dezembro, mas a reinauguração oficial será feita em abril - com um espetáculo e o amistoso entre Inter e Peñarol.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos