Operário morre em acidente na obra do estádio da Copa em Manaus

Karla Torralba, Paulo Passos e Ricardo Perrone

Do UOL, em São Paulo

Um operário morreu na madrugada deste sábado na obra da Arena da Amazônia, em Manaus. A vítima trabalhava na instalação dos refletores do estádio. A informação foi confirmada pela Polícia Militar do Amazonas.

A vítima foi o cearense Marcleudo de Melo Ferreira, 22 anos, que trabalhava no turno da madrugada e morreu após sofrer uma queda do local onde estava. Ele chegou a ser levado para o Hospital 28 de Agosto, em Manaus, mas não resistiu aos ferimentos. As obras foram paralisadas depois do ocorrido.

"O operário estava instalando a cobertura, estava trabalhando na ponta dela e caiu. Isso foi por volta das 4 horas da manhã. Ele foi levado para o hospital com vida, mas faleceu de manhã. A Andrade Gutierrez tomou a iniciativa de parar as obras, até por respeito à família. Não sabemos ainda as causas, agora vamos aguardar a perícia", afirmou Miguel Capobiango, coordenador da Unidade Gestora da Copa do governo do Estado do Amazonas, ao UOL Esporte.

Em nota, a Andrade Gutierrez confirmou o acidente e a vítima falta. Segundo a construtora, o operário caiu de uma altura de 35 metros. Ele é funcionário de uma empresa subcontratada que presta serviços na montagem da cobertura do estádio.

"Reiteramos o compromisso assumido com a segurança de todos os funcionários e que uma investigação interna está sendo feita para apurar as causas do acidente. As medidas legais estão sendo tomadas em conjunto com os órgãos competentes. Lamentamos profundamente o acidente ocorrido e estamos prestando total assistência à família do operário. Em respeito à memória do mesmo, os trabalhos deste sábado foram interrompidos", afirmou a Andrade Gutierrez, em nota. 

Essa é a segunda vítima fatal na obra do estádio que receberá jogos da Copa de 2014. Em março, um funcionário morreu na obra. Raimundo Nonato Lima Costa caiu de uma altura de 5 m e sofreu traumatismo craniano, segundo o Instituto Médico Legal (IML).  Costa tentava passar de uma coluna para o andaime, mas acabou se desequilibrando.

As obras da Arena da Amazônia iniciaram em novembro de 2010. A inauguração do estádio está prevista para janeiro de 2014. Na Copa, Manaus receberá quatro jogos:  Camarões x Croácia, Inglaterra x Itália, Honduras x Suíça e Estados Unidos x Portugal.

Até agora, cinco operários já morreram em obras de estádios da Copa do Mundo de 2014. Além das duas vítimas de Manaus, outros dois morreram em um acidente no estádio do Corinthians, em Itaquera, em novembro, e outro operário faleceu na construção do Estádio Nacional Mané Garrincha, de Brasília, em 2012.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos