Estados Unidos farão o maior deslocamento na Copa; Bélgica viajará menos

Julio Gomes, Ligia Carriel e Tiago Dantas

Do UOL, na Costa do Sauípe e em São Paulo

Um Mundial em um país de proporções continentais e as altas temperaturas em partidas às 13h têm sido as principais preocupações dos técnicos e jogadores para a Copa no Brasil. Após a definição do sorteio, Estados Unidos e Croácia, primeiro adversário do Brasil no torneio, serão as seleções que terão mais desafios em termos de distância percorrida na primeira fase. Já Camarões e Portugal serão submetidas a temperaturas altas em seus três jogos desta fase inicial.

Os atletas dos Estados Unidos serão os que mais viajarão durante a primeira fase da Copa do Mundo. O time, que foi sorteado como quarta posição do grupo G, se deslocará por 5.609 quilômetros em dez dias. Em linha reta, são sete horas de voo de Natal a Manaus e, depois, da capital amazonense a Recife. O cálculo foi feito pelo UOL Esporte considerando a quilometragem percorrida em avião. Já o tempo de voo baseia-se no cálculo das rotas diretas entre os aeroportos, já que as equipes só viajam em aviões fretados pela Fifa

A distância a ser vencida pelos Estados Unidos é oito vezes maior do que o percurso da seleção que terá que viajar menos. Bélgica, cabeça de chave do grupo H, foi a mais privilegiada em termos de deslocamento, e suas viagens ficarão restritas à região sudeste. Os jogadores belgas viajarão por 698 quilômetros do Belo Horizonte ao Rio de Janeiro e, na sequência, do Rio a São Paulo. O deslocamento equivale a 1h30 de voo.

A média de todas as seleções é de 2.851,7 quilômetros. O levantamento foi feito com base na tabela da Copa e não leva em consideração os deslocamentos que cada seleção terá que fazer entre as cidades-sede e seus centros de treinamento.

Entre os cabeças de chave, Uruguai terá o caminho mais longo na primeira fase. O time terá que viajar 4.698 quilômetros para disputar os três primeiros jogos – ou 6h30 de voo. Após o primeiro compromisso, em Fortaleza, a equipe viaja para São Paulo. Na sequência, o time volta para o Nordeste, onde enfrentará a Itália em Natal.

Já o cabeça de chave mais beneficiado pela logística é a Colômbia, que se apresentará em Belo Horizonte, Brasília e Cuiabá. Ao todo, serão 1501 quilômetros de viagem entre as sedes ou 2h30 de voo.

Grupo do Brasil viaja mais

O Brasil viajará 4.055 quilômetros entre São Paulo, Fortaleza e Brasília. Comparando-se a média de quilômetros percorridos por cada grupo, a chave do Brasil é aquela que mais se deslocará: 3.843,5 quilômetros, em média. O valor é duas vezes maior que a média da distância percorrida pelo grupo H, o que vai viajar menos: 1.845,5 quilômetros.

O segundo time que mais viajará em toda a Copa é o primeiro adversário do Brasil na primeira fase. A Croácia vai voar por 5.522 quilômetros.

Além de Bélgica, outro cabeça de chave que não pode reclamar da logística da primeira fase da Copa é a Colômbia, com o terceiro menor deslocamento e jogos em Belo Horizonte, Brasília e Cuiabá. Se ficar em primeiro no grupo, ainda joga as oitavas de final no Maracanã.

VEJA COMO FICARAM OS GRUPOS DA COPA DO MUNDO DE 2014

VEJA TABELA DA COPA E CONFIRA QUAL CIDADE RECEBERÁ CADA JOGO

Altas temperaturas

Além das grandes distâncias entre as sedes, outra preocupação das seleções que disputarão a Copa no Brasil é a alta temperatura nos jogos marcados para o começo da tarde no Norte, Nordeste e Centro Oeste. Outro adversário do Brasil na primeira fase, Camarões pode sofrer com o impacto do clima, pois terá que jogar às 13h em Natal, às 15h em Manaus e às 17h em Brasília, que costuma ter o clima muito seco durante o inverno.

Portugal também terá que jogar no calor, já que seus jogos foram marcados para Salvador às 13h, Manaus às 15h e, por fim, Brasília às 13h. Já a Alemanha é o cabeça-de-chave que mais sofrerá com as altas temperaturas: joga em Salvador às 13h, em Fortaleza às 16h e no Recife às 13h. A preocupação com as temperaturas altas levou a Fifa a cogitar fazer paradas técnicas durante as partidas quando os termômetros passarem 32 graus.

O sorteio colocou também em situação desconfortável algumas seleções que terão verdadeiros choques térmicos no Mundial. A Espanha, por exemplo, irá de Salvador ao Rio e Curitiba. Já a Austrália jogará na quente Cuiabá antes de fechar a primeira fase em Porto Alegre e Curitiba. Honduras fará o contrário: jogará nas frias Porto Alegre e Curitiba antes de viajar a Manaus.

Já a Nigéria foi a "premiada" para o maior choque frio-calor da primeira fase: estreia em Curitiba, depois vai a Cuiabá e finaliza em Porto Alegre. A Japão (Recife, Natal e Cuiabá) e a Itália (Manaus, Recife e Natal) terão de se preparar para muito calor e umidade.

Veja as distâncias que cada seleção vai percorrer

Grupo A

Grupo A
Brasil - 4.055 km (São Paulo, Fortaleza e Brasília)
Croácia - 5.522 km (São Paulo, Manaus e Recife)
México - 1.064 km (Natal, Fortaleza e Recife)
Camarões - 4.697 (Natal, Manaus e Brasília)

Grupo B
Espanha – 1.884 km (Salvador, Rio de Janeiro e Curitiba)
Holanda – 3.157 km (Salvador, Porto Alegre e São Paulo)
Chile – 1.937 km (Cuiabá, Rio de Janeiro e São Paulo)
Austrália – 2.230 km (Cuiabá, Porto Alegre e Curitiba)

Grupo C
Colômbia – 1.501 km (Belo Horizonte, Brasília e Cuiába)
Grécia – 2.270 km (Belo Horizonte, Natal e Fortaeza)
Costa do Marfim – 3.351 km (Recife, Brasília e Fortaleza)
Japão – 2.783 km (Recife, Natal e Cuaiaba)

Grupo D
Uruguai – 4.698 km (Fortaleza, São Paulo e Natal)
Costa Rica – 2.273 km (Fortaleza, Recife e Belo Horizonte)
Inglaterra – 3.185 km (Manaus, São Paulo e Belo Horizonte)
Itália – 3.093 km (Manaus, Recife e Natal)

Grupo E
Suíça – 3.673 km (Brasília, Salvador e Manaus)
Equador – 1.760 km (Brasília, Curitiba e Rio de Janeiro)
França – 3.519 km (Porto Alegre, Salvador e Rio de Janeiro)
Honduras – 3.287 km (Porto Alegre, Curitiba e Manaus)

Grupo F
Argentina – 1.684 km (Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre)
Bósnia – 3.498 km (Rio de Janeiro, Cuiabá e Salvador)
Irã – 1.788 km (Curitiba, Belo Horizonte e Salvador)
Nigéria – 2.987 km (Curitiba , Cuiába e Porto Alegre)

Grupo G
Alemanha – 1.660 km (Salvador, Fortaleza e Recife)
Portugal – 4.546 km (Salvador, Manaus e Brasília)
Gana – 2.127 km (Natal, Fortaleza e Brasília)
Estados Unidos – 5.609 km (Natal, Manaus e Recife)

Grupo H
Bélgica – 698 km (Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo)
Argélia – 1.892 km (Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba)
Russia – 2.256 km (Cuiabá, Rio de Janeiro e Curitiba)
Coreia do Sul – 2.536 km (Cuiabá, Porto Alegre e São Paulo)
 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos