São Paulo e Salvador terão melhores jogos da primeira fase da Copa

Do UOL, na Costa do Sauipe*

São Paulo e Salvador foram as grandes beneficiadas no sorteio dos grupos da Copa do Mundo. A capital paulista terá, além da estreia do Brasil diante da boa seleção da Croácia, o clássico entre as tradicionais Inglaterra e Uruguai, ambas com títulos mundiais no currículo. Já Salvador não terá o Brasil, mas receberá os clássicos Espanha (atual campeã do mundo) x Holanda, e Alemanha x Portugal. A capital baiana ainda receberá o confronto entre Suíça e França.

A definição dos cabeças de chave da Copa do Brasil de 2014 apontou as partidas que o novo estádio de São Paulo receberá na primeira fase do torneio. O sorteio desta sexta-feira na Costa do Sauípe levou ao Itaquerão a seleções de Bélgica e Uruguai, além da estreia da seleção brasileira.

O Itaquerão será o palco de abertura da Copa, com o primeiro jogo do Brasil no grupo A, em 12 de junho. Além desse jogo e da partida entre uruguaios e ingleses, também terá o embate entre Bélgica e Coreia do Sul.

Logo no começo do sorteio, Salvador recebeu os cabeças de chave de peso Espanha e Alemanha, além de uma partida da Suíça. Para completar, o sorteio selecionou praticamente só grandes times: o resultado foram os dois clássicos e um terceiro jogo bastante forte. A sede completa a primeira fase sendo palco de Bósnia x Irã.

O Rio de Janeiro não deu sorte. Ficou com jogos sem grande expressão na primeira fase. Nas oitavas, no entanto, o Maracanã pode ver um duelo entre a Colômbia contra Uruguai, Itália ou Inglaterra.

VEJA TABELA DA COPA E CONFIRA QUAL CIDADE RECEBERÁ CADA JOGO

Belo Horizonte, por sua vez, abrigará Argentina, Colômbia e Bélgica, todos contra adversários de relativa pouca expressão. Os rivais argentinos enfrentarão o Irã. Já os colombianos, comandados pelo centroavante Falcão Garcia, encaram a Grécia, enquanto a Bélgica joga contra a Argélia. A Inglaterra também jogará no Mineirão, mas diante da fraca seleção da Costa Rica. A capital mineira, entretanto, será o palco do jogo, desde já, mais aguardado de oitavas de final. Um possível Brasil contra Espanha ou Holanda.

Fortaleza receberá o segundo jogo do Brasil, ainda terá Uruguai e Alemanha na primeira fase, enfrentando, respectivamente, Costa Rica e Gana. Para compensar os adversários fracos, a partida dos comandados de Felipão será contra o México, tradicional carrasco do Brasil, e promete emoções.

Brasília terá Brasil x Camarões. Colômbia e Suíça também jogarão na capital, assim como Portugal de Cristiano Ronaldo.

As demais cidades-sede receberam apenas um único cabeça-de-chave cada, mas, mesmo assim, algumas delas serão palcos de grandes jogos. Manaus, a sede em que nenhuma potência europeia queria jogar, receberá Itália x Inglaterra. E depois ainda terá um Estados Unidos x Portugal que pode valer vaga nas oitavas. Natal terá um grande jogo, entre Itália e Uruguai.

Porto Alegre terá um jogo da vizinha Argentina e, nas oitavas, uma possível presença da Alemanha. Cuiabá foi provavelmente a cidade mais prejudicada pelo sorteio, já que o único jogo de cabeça de chave que receberá é Colômbia x Japão. Jogarão na Arena Pantanal também as seleções da Rússia, Coreia do Sul, Nigéria, Bósnia, Chile e Austrália.

*reportagem de Bruno Freitas, Fernando Duarte, José Ricardo Leite, Julio Gomes, Ricardo Perrone, Rodrigo Mattos e Pedro Lopes

VEJA COMO FICARAM OS GRUPOS DA COPA DO MUNDO DE 2014

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos