Brasil tem retrospecto positivo contra todos os rivais da 1ª fase da Copa

Do UOL, em São Paulo

A seleção brasileira acumula retrospecto positivo contra todas as equipes que enfrentará na primeira fase da Copa do Mundo de 2014. Croácia, México, Camarões perderam mais do que ganharam do Brasil em jogos oficiais.

Com o rival da estreia, a Croácia, o Brasil jogou apenas duas vezes e nunca perdeu. Venceu uma e empatou outra partida. Apesar de ter um retrospecto recente parelho contra os mexicanos, o Brasil ainda tem mais vitórias do que derrotas. Venceu 22 vezes, perdeu 10 e empatou seis. Em 2012, o México venceu a seleção na final das Olimpíadas em Londres. Na Copa das Confederações, porém, perderam por 2 a 0. 

Último rival da primeira fase, a seleção camaronesa só venceu o Brasil uma vez em jogos oficiais. Foram três vitórias brasileiras e um empate. A Fifa considera jogos oficiais partidas de suas competições e de suas federações afiliadas e amistosos autorizados pela entidade.

O Brasil já jogou contra os três rivais da primeira fase em Copas. A partida de estreia do Mundial do ano que vem repetirá o primeiro confronto do Brasil na Copa de 2006. A seleção venceu o jogo por 1 a 0. Em 1994, o Brasil fez 3 a 0 em Camarões, também na primeira fase do torneio. Contra os mexicanos, a seleção jogou na estreia do torneio de 1950, disputado no Brasil. 

Presente em todas as dezenove edições da Copa do Mundo disputadas até agora, o Brasil só foi eliminado na primeira fase três vezes: 1930, 1934 e em 1966. Nessas edições, o torneio tinha formato diferente do atual. Em 30 e 34, a Copa já começava com mata-mata e a seleção caiu na estreia. Já em 66, o Brasil ficou em terceiro lugar num grupo de quatro, após perder para Portugal e Hungria, e não se classificou para o playoff.
  
O Brasil estreará na Copa no dia 12 de junho, em São Paulo, contra a Croácia. Depois, a equipe irá para Fortaleza, onde enfrentará o México, no dia 17. Seis dias depois, a seleção jogará em Brasília, contra Camarões.

VEJA COMO FICARAM OS GRUPOS DA COPA DO MUNDO DE 2014

VEJA TABELA DA COPA E CONFIRA QUAL CIDADE RECEBERÁ CADA JOGO

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos