África repete classificados e consolida Costa do Marfim e Gana na Copa

Do UOL, em São Paulo

Encerradas na última terça-feira, as Eliminatórias africanas para a Copa do Mundo de 2014 consolidaram alguns aspectos que o continente já havia demonstrado em edições anteriores do torneio. Com a mesma lista de classificados da competição de 2010, a região mostrou que Gana e Costa do Marfim já são realidades na lista de suas principais potências.

Na comparação entre 2010 e 2014, a única diferença na lista de africanos é a África do Sul, que esteve no Mundial passado porque sediou o evento. Os cinco que obtiveram vaga em campo foram os mesmos nas duas edições (Argélia, Camarões, Costa do Marfim, Gana e Nigéria).

Presente em cinco das últimas seis edições da Copa do Mundo, a seleção de Camarões surpreendeu o mundo quando atingiu as quartas de final na competição de 1990. O time que jogará o torneio de 2014 será liderado mais uma vez pelo centroavante Samuel Eto'o, que tem 55 gols e é o maior artilheiro da história da equipe nacional.

Eto'o, aliás, foi o protagonista da campanha de Camarões no mata-mata final das Eliminatórias africanas para a Copa do Mundo. Antes dos confrontos com a Tunísia, o camisa 9 anunciou que havia encerrado sua trajetória na seleção. Ele ouviu apelos até do secretário-geral da República, Ferdinand Ngo Ngo, e acabou demovido.

No primeiro duelo, jogando na Tunísia e reforçada por Eto'o, a seleção de Camarões não foi além de um empate sem gols. Foi o suficiente para o camisa 9 deflagrar uma crise e reclamar do restante do time: "Meus companheiros resolveram não passar mais a bola para mim".

Antes do segundo jogo, o técnico Volker Fink tentou minimizar o impacto das críticas de Eto'o. "Isso é coisa de escola primária", sentenciou o comandante de Camarões.

No jogo que selou a classificação de Camarões para a Copa, Eto'o não teve papel decisivo. A seleção dele venceu a Tunísia por 4 a 1, mas o camisa 9 passou em branco. O destaque foi Makoun, autor dos dois últimos gols.

Assim como Camarões, a Nigéria ratificou nas Eliminatórias deste ano o status de potência africana. A seleção eliminou a Etiópia no mata-mata e chegou à quinta participação em Mundiais nas últimas seis edições.

Os nigerianos, que chegaram às oitavas de final da Copa em 1994 e 1998, eliminaram a Etiópia com duas vitórias (2 a 1 fora e 2 a 0 em casa). Moses e Obinna fizeram os gols do segundo triunfo, que assegurou a seleção no Mundial de 2014.

"Acho que nós podemos causar uma boa impressão na Copa do Mundo de 2014. Na verdade, acredito que nós podemos efetivamente vencer a competição", disse Vincent Enyeama, capitão da Nigéria, depois da classificação.

O otimismo do capitão contraria o histórico recente. A Nigéria não foi à Copa do Mundo de 2006. Em 2002 e 2010, os africanos não passaram da primeira fase da competição.

Outra seleção africana que tentará apagar em 2014 as últimas impressões será a Argélia. Os representantes do norte do continente estiveram na Copa do Mundo em 1982, 1986 e 2010, mas nunca passaram da primeira fase.

ARTILHEIRO BOTINUDO

  • AP Photo/Anis Belghou

    Além de marcar o gol salvador da Argélia, o defensor Madjid Bougherra não poupou a canela dos adversários. Ele chegou a dar um forte carrinho por cima de Kabore, capitão de Burkina Faso, no final do primeiro tempo. Bougherra levou apenas o cartão amarelo e fez o gol da vitória logo no início da etapa final. A partida também foi quente fora do campo, com o registro de 40 argelinos feridos no estádio.

A classificação da Argélia foi a mais sofrida entre os cinco africanos. Os argelinos haviam perdido o primeiro duelo para Burkina Fasso por 3 a 2 fora de casa, venceram o segundo embate por 1 a 0 e avançaram apenas por terem marcado mais vezes como visitantes.

Os outros dois representantes da África na Copa do Mundo de 2014 serão Costa do Marfim e Gana, países que estrearam no torneio em 2006. A próxima edição será a terceira consecutiva das duas seleções.

Entre essas forças recentes, quem sofreu mais para se classificar foi a Costa do Marfim. Os marfinenses haviam batido o Senegal por 3 a 1 no primeiro jogo, atuando em casa, mas perdiam o segundo duelo por 1 a 0 e chegaram a levar alguma pressão. Kalou empatou e colocou os visitantes na próxima Copa.

Gana teve vida um pouco mais tranquila. Afinal, a seleção havia batido o Egito em casa por 6 a 1 no primeiro jogo. Na última terça-feira, os ganeses se classificaram a despeito de terem perdido por 2 a 1.

LASER TAMBÉM ENTROU EM CAMPO

  • Khaled Desouki/AFP

    Em desvantagem, o Egito contou com a "ajuda" de sua torcida, que apontou laser nos jogadores de Gana durante toda a partida; na foto, Essien tenta se livrar da luz e dos adversários. A contribuição não foi suficiente para fazer com que a seleção da casa conquistasse o resultado necessário para reverter a goleada sofrida no primeiro jogo, mesmo abrindo 1 a 0 no começo da partida.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos