Técnico de San Marino deixa o cargo após 15 anos e 82 derrotas

Das agências internacionais

Na Cidade de San Marino

  • ANDREAS SOLARO/AFP

    Giampaolo Mazza levou San Marino à única vitória conquistada pela seleção em toda sua história

    Giampaolo Mazza levou San Marino à única vitória conquistada pela seleção em toda sua história

Uma vitória, dois empates e 82 derrotas. Este é o currículo do treinador Giampaolo Mazza, que comandou a seleção de San Marino e deixou o cargo. A saída do italiano encerra seu longo trabalho à frente do maior 'saco de pancadas' da Europa: ele exerceu a função por cerca de 15 anos, no que era atualmente o maior intervalo entre as seleções do continente.

Durante este longo período, Mazza viu San Marino disputar oito competições oficiais. Em todas, a equipe terminou na lanterna de seu grupo. No total, foram 76 partidas neste tipo de torneio, com 75 derrotas e um empate – um histórico 1 a 1 com a Letônia, fora de casa, pelas eliminatórias da Copa do Mundo-2002.

"Foi um empate épico, mas ilusório. Ainda era o começo para mim e aquele ponto me fez pensar que tudo seria mais fácil, mas não foi bem assim. Lamento não termos vencido um jogo oficial, mas sinto orgulho por nunca usarmos um jogador naturalizado", afirmou Mazza, ao fazer um balanço de sua passagem por San Marino.

Além do empate contra a Letônia, San Marino só não perdeu duas partidas sob o comando de Mazza. E ambas foram em amistosos contra Liechtenstein, outro pequeno país europeu. Em 2003, um empate por 2 a 2 fora de casa – na única partida na qual os samarineses marcaram mais de um gol. No ano seguinte, San Marino registrou sua primeira (e até agora única) vitória: 1 a 0, com gol de Andy Selva, maior artilheiro da seleção com oito tentos.

A história da seleção de San Marino, porém, é mais conhecida pelas goleadas sofridas. Em quatro jogos, Mazza saiu de campo com um o placar de dois dígitos para os adversários: 13 a 0 para a Alemanha (2006), 11 a 0 para a Holanda (2011), 10 a 0 para a Polônia (2009) e 10 a 1 para a Bélgica (2001).

Mazza se despediu da seleção de San Marino com outra goleada: na última terça, a equipe apanhou de 8 a 0 da Ucrânia, na última rodada da fase de grupos das eliminatórias da Copa do Mundo-2014.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos