Costa do Marfim atropela Senegal e fica perto de terceira Copa seguida
Do UOL, em São Paulo
-
Issouf Sanogo / AFP
Didier Drogba (e), capitão de Costa do Marfim, marcou o primeiro gol contra o Senegal
A seleção de futebol da Costa do Marfim deu um passo gigantesco neste sábado para ser uma das 32 participantes da Copa do Mundo de 2014. Jogando em casa, os marfinenses bateram Senegal por 3 a 1 em partida válida pelo mata-mata decisivo das Eliminatórias africanas.
A fase final da qualificação africana é disputada por dez seleções, que são divididas em cinco duelos de ida e volta. Os vencedores desses confrontos garantem vaga na Copa do Mundo do Brasil.
A Costa do Marfim esteve nas Copas do Mundo de 2006 e 2010, mas foi eliminada na primeira fase em ambas. Senegal só se classificou para o torneio uma vez, em 2002, quando chegou às quartas de final.
Neste sábado, a Costa do Marfim mostrou desde o início que a atual geração é superior ao time senegalês. Jogando em casa, os marfinenses abriram o placar aos 5min, em pênalti cobrado por Didier Drogba, e ampliaram aos 14min, quando Sané marcou contra.
Sem o artilheiro Demba Ba, machucado, Senegal ainda tentou reagir. No entanto, a Costa do Marfim chegou ao terceiro gol com Salomon Kalou aos 4min do segundo tempo. Aos 46min, Papiss Cisse descontou.
O resultado confirmou a superioridade da Costa do Marfim em confrontos com Senegal. Os marfinenses agora somam dez vitórias, quatro empates e quatro reveses em 18 duelos. Jogando em casa, o retrospecto deles é ainda melhor: sete triunfos e uma derrota em oito partidas.
As duas seleções voltarão a se encontrar em novembro. E para completar o cenário desfavorável ao Senegal, a seleção pode ter de atuar longe de Dacar. Na última vez em que o confronto foi realizado na cidade, no fim do ano passado, a torcida local se revoltou porque os mandantes perdiam. O confronto precisou ser interrompido aos 30min do segundo tempo.