Valcke elogia evolução das obras da reforma e do entorno do Beira-Rio

Do UOL, em Porto Alegre

  • Divulgação ministério do Esporte

    Jéromê Valcke entregou ingressos da Copa para os operários que ajudaram a reformar o estádio Beira-Rio

    Jéromê Valcke entregou ingressos da Copa para os operários que ajudaram a reformar o estádio Beira-Rio

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, acompanhado de Ronaldo e Bebeto, membros do Conselho de Administração do Comitê Organizador Local [COL], do ministro do esporte, Aldo Rebelo, e autoridades locais vistoriaram na manhã desta segunda-feira o estádio Beira-Rio, que será sede de cinco partidas da Copa do Mundo de 2014, e uma das obras de mobilidade de Porto Alegre. Após ouvir relatórios do governo municipal sobre a preparação da capital gaúcha para o Mundial, Valcke elogiou as intervenções no entorno e a evolução da reforma do estádio do Internacional, que atingiu 82,5% de conclusão, no mês de setembro.

"Muito trabalho foi feito desde a última visita que fizemos a Porto Alegre. Não há preocupação em relação ao estádio. Está na fase de acabamentos. São os últimos retoques. O bom é que há muito espaço no entorno do estádio. Há todo o espaço necessário para o que precisamos. Depois de pronto, será utilizado pelo Internacional. Além disso, o acesso é fácil. Tudo isso ficará como legado para a cidade e para o clube. Porto Alegre é uma cidade muito especial para Fifa, pois a população apoia a Copa de uma forma muito elevada", afirmou o secretário-geral.

Antes da vistoria, Valcke, visitou uma das obras de mobilidade urbana de Porto Alegre. O secretário conheceu o viaduto Pinheiro Borda, que está sendo construído no final da avenida Edvaldo Pereira Paiva e que faz parte das obras do entorno do estádio do Inter. Segundo representantes da prefeitura de Porto Alegre, 70% das intervenções na região estão concluídas e devem ser entregues até março de 2014.

"O importante para a Fifa é que o acesso ao estádio seja fácil. O que é certo é que a Copa do Mundo dá um ímpeto a todo o projeto [de mobilidade urbana] . Não vou ficar telefonando para o governador e prefeito para saber em que pé estão as obras. Preciso deixar eles tranquilos. Uma questão é a Copa do Mundo e outra é o futuro da cidade, o legado, que é responsabilidade das autoridades", declarou Valcke.

"As dezenas de obras que nos foram apresentadas são um legado que a Copa do Mundo deixará para a cidade. A Copa que acelerou esse investimento. Portanto, a população ganha com esse evento. Parabéns a todas as partes envolvidas", complementou Ronaldo.

Cerca de dois minutos depois de observar o canteiro de obras, o secretário-geral e a comissão se deslocaram para o Beira-Rio. Diferentemente do que viu em outubro de 2012, quando a reforma estava na fase de escavação nas áreas das antigas arquibancadas, o representante da Fifa pode observar o ritmo acelerado das obras.

Após observar um vídeo sobre a evolução da reforma, Valcke entregou ingressos simbólicos para alguns operários que trabalham no Beira-Rio. Eles terão o direito de assistir um dos jogos da Copa do Brasil no estádio que ajudaram a reformar.

  • Ivo Gonçalves/Divulgação PM Porto Alegre

    Secretário-geral Jérôme Valcke, acompanhado de integrantes do COL, como Ronaldo e Bebeto, e autoridades de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul visitaram obras do viaduto Pinheiro Borda que está sendo construído no entorno do estádio, antes da vistoria no Beira-Rio.

Após 563 dias do reinício das obras, desta vez sob os cuidados da AG, cerca de 1,7 mil operários trabalham nos três turnos para finalizar a reforma até dezembro, prazo estabelecido pela Fifa. Depois de 353 dias desde a última visita de Valcke, a construção chegou aos 82,5% e o secretário-geral pode observar o gramado pronto para jogos, a colocação das cadeiras nas novas arquibancadas, a proximidade do fim da instalação das estruturas metálicas da cobertura, o avanço nas obras das áreas VIP, como camarotes e skyboxes, e evolução da estrutura interna do estádio, como banheiros e áreas de circulação.

Após a instalação das últimas quatro peças base da estrutura metálicas da cobertura, que deve ocorrer ainda nesta semana, o clube começará a colocação da membrana que revestirá os módulos e devem ficar prontos até o fim do mês. Os 404 refletores de dois mil watts de potência também deverá ser instalados com a proximidade do fim da colocação da cobertura.

O Beira-Rio terá capacidade para 51.800 pessoas e receberá cinco jogos do Mundial. A comitiva da Fifa viaja à tarde para Cuiabá. A vistoria na Arena Pantanal ocorrerá na terça-feira.

Obras no Beira-Rio
Obras no Beira-Rio

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos