Fifa investiga Libéria por jogador irregular em Eliminatórias Copa

Do UOL, em São Paulo

A Fifa iniciou uma investigação sobre a seleção da Libéria de futebol. A equipe africana teria usado um jogador inelegível em partida contra Angola, disputada no dia 7 de setembro e válida pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014.

O nome do jogador e o motivo de ele ser inelegível ainda são mantidos em sigilo. Angola venceu a partida por 4 a 1, mas isso não foi suficiente para classificar a seleção à fase decisiva das Eliminatórias africanas.

Angola acabou o Grupo J das Eliminatórias com sete pontos, rendimento que colocou a seleção na terceira posição. A Libéria, que somou quatro, também foi eliminada. As duas vagas da chave ficaram com Senegal (12 pontos) e Uganda (oito pontos).

"Senegal seria o líder do grupo independentemente do resultado dos procedimentos disciplinares abertos pela Fifa", disse a entidade em comunicado oficial.

Na semana passada, a Fifa eliminou Cabo Verde por ter usado um jogador irregular. A seleção contra a Tunísia o atleta Fernando Varela, que havia sido expulso contra Guiné Equatorial e teria de cumprir quatro partidas de suspensão.

Cabo Verde havia superado a Tunísia por 2 a 0, mas a punição transformou o resultado do jogo e deu aos tunisianos um triunfo por 3 a 0. Com isso, os vencedores do duelo avançaram nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014.

A seletiva africana agora tem dez seleções brigando por cinco vagas. Elas se enfrentarão em um mata-mata simples. A Tunísia terá Camarões pela frente nessa etapa.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos