Na expectativa da estreia no Cruzeiro, Baptista pensa em volta à seleção
Dionizio Oliveira
Do UOL, em Belo Horizonte
-
Divulgação/site oficial do Cruzeiro
Julio Baptista mostra confiança que o Cruzeiro poderá levá-lo à seleção brasileira
Perto de fazer sua estreia com a camisa do Cruzeiro, o meia-atacante Júlio Baptista, que ficará no banco na partida contra o Flamengo, nesta quarta-feira, às 21h50, no Mineirão, pela Copa do Brasil, se diz motivado e já pensa em uma oportunidade na seleção brasileira. De acordo com o técnico Marcelo Oliveira, há grandes chances de o reforço cruzeirense entrar em campo no segundo tempo.
Com 58 jogos pela seleção brasileira e com os títulos da Copa América, em 2004 e 2007, e da Copa das Confederações, em 2005 e 2009, no currículo, o jogador acredita que pode pleitear uma vaga no grupo que vai disputar o mundial de 2014, no Brasil, já que o técnico Luiz Felipe Scolari parece não ter definido um substituto para Oscar.
"É o que eu falo sempre, vai depender do que o meu time faça aqui, isso vai ser importante, mas também de como eu esteja. Se eu conseguir estar em um nível alto, porque não? Acho que tudo é valido e a oportunidade vem para todos. O Felipão está dando oportunidade para todos e a oportunidade pode aparecer até para quem não espera", disse Júlio Baptista.
Mas para que isso realmente aconteça e o jogador possa repetir as boas atuações que teve no futebol europeu no clube celeste, primeiro é necessário que a equipe mantenha a boa sequência de partidas e siga firme na disputa pelos títulos do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil.
"O mais importante é o coletivo, as individualidades saem porque o jogador brasileiro tem qualidade, mas quando jogam em prol do time tenho certeza que a qualidade minha e de outros jogadores vão aparecer", ressaltou o meio-campista.
Pelo fato do Cruzeiro atuar no 4-2-3-1 e o técnico Marcelo Oliveira ter revelado que planeja utilizá-lo como o meia central, ele não acredita que terá dificuldades em se adaptar ao estilo de jogo do time estrelado. "É a posição que já vinha atuando fora do Brasil, a posição que jogam aqui é que eu jogava lá também, tenho facilidade por chegar de trás e ser esse elemento surpresa para fazer gols", disse Júlio Baptista.
Outro ponto positivo para o experiente meio-campista poderá ser sua condição física. Apesar de já ter 31 anos, o jogador apresenta um físico invejável. "Sou um jogador que me cuido muito, nunca tive dificuldade com alimentação, com peso, até quando fiquei parado engordei, mas depois perdi o peso muito fácil. Acho que o jogador tem que investir nisso aqui, que é o que dá para gente o de comer, que é o nosso corpo", afirmou.
Dessa forma, Júlio Baptista só precisa mesmo adquirir ritmo de jogo como disse o lateral Egídio, que já deu um apelido para o novo companheiro. "Ele é muito forte, é o tanque que vai ajudar a gente aí", revelou.
Júlio Baptista
"Eu estava até conversando com o preparador físico ele falou que está legal, vai para o jogo. E ele vai readquirir o condicionamento físico mesmo só jogando. Então, é deixar para a preparação física resolver que daqui a pouco ele vai estar com a gente", acrescentou o lateral esquerdo.
Júlio Baptista teve suas primeiras oportunidades na seleção brasileira com Carlos Alberto Parreira, mas foi com Dunga que se firmou com a camisa canarinho e, inclusive, fez parte do grupo que foi para a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. No entanto, ele perdeu espaço com a troca de comando e a chegada de Mano Menezes, que promoveu reformulação do elenco.