De olho no cofre

Fluminense vai usar Maracanã por 35 anos e terá direito a 43 mil lugares

Renan Rodrigues e Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Érica Ramalho/Governo do Rio de Janeiro

    Com o acordo, o Maracanã será a casa do Fluminense para jogos no Rio de Janeiro até 2048

    Com o acordo, o Maracanã será a casa do Fluminense para jogos no Rio de Janeiro até 2048

O Fluminense assinou nesta quarta-feira um contrato para voltar a mandar seus jogos no Maracanã pelos próximos 35 anos. O clube firmou uma parceria com o Complexo Maracanã Entretenimento SA, novo gestor do maior estádio do país, jogará de graça na arena. Ainda terá direito a renda referente à venda de 43 mil lugares do estádio, os quais estarão reservados para o clube.

Essas condições foram divulgadas em entrevistas coletiva concedida pelo presidente do clube das Laranjeiras, Peter Siemsen, e o presidente do Maracanã SA, João Borba. O contrato entre o Fluminense e a empresa é o primeiro fechado após a privatização do Maracanã, concluída neste ano.

Pelo acordo, o Fluminense se comprometeu a jogar no Maracanã sempre que for mandante em partidas. O time não gastará nada par usar o Maracanã e ganhará toda a renda dos 43 mil lugares a que terá direito no estádio. Com essa receita, o clube só terá de pagar impostos, taxas da federação e outros custos fixos (arbitragem, doping, etc). O resto é livre.

"Essa forma protege o clube", explicou o Siemsen. "No mínimo, não gastamos nada. Se tudo der certo, teremos a renda de 43 mil ingressos por jogo."

Segundo o presidente tricolor, esses ingressos reservados ao Flu devem ser demarcados no Maracanã. Certamente, estarão em áreas localizadas atrás dos gols e outras menos nobres do estádio. Os preços dos ingressos desses lugares ainda estão indefinidos. "Precisaremos fazer um planejamento antes de divulgar um valor", complementou Siemsen.

As áreas nobres e os camarotes, por exemplo, serão de direito exclusivo da administradora do Maracanã. A empresa poderá vender esses lugares a clientes VIP. Com isso, vai pagar as despesas com a manutenção do estádio e os investimentos exigidos pelo governo do Rio de Janeiro na privatização do estádio.

"Temos quase R$ 600 milhões em investimentos obrigatórios", disse Borba. "A receita com a venda dos nossos lugares vai financiar isso."

Da área de camarotes, o único direito que o Fluminense terá é de prioridade para venda a associados. Não há desconto.. Quem é sócio do clube poderá comprar mais facilmente um lugar VIP, por exemplo. Esse dinheiro, no entanto, irá direto para a conta do consórcio e não entrará para o caixa do clube.

FLU TROCA ARENA PRÓPRIA POR MARACANÃ; CT ESTÁ FORA DE ACORDO

  • Erica Ramalho/Governo do Rio de Janeiro

Pelo contrato com o Maracanã SA, o Fluminense ainda terá direito a manter uma sala de atendimento a torcedores e uma loja própria no Maracanã. Isso, contudo, deve demorar um tempo paras se construído. A loja, por exemplo, só deve começar a funcionar em 2015, portanto, depois da Copa do Mundo.

O clube das Laranjeiras também terá direito a um vestiário exclusivo no estádio. O local poderá ser decorado com as cores do clube.

Segundo Siemsen, tudo isso deve ser providenciado com o tempo pelo Maracanã SA. O contrato do clube com a empresa, no entanto, já está valendo. No próximo dia 21, quando o Fluminense enfrentará o Vasco no Maracanã, o acordo entre clube e concessionária já estará em vigor. Pelo fato de a partida ser um clássico, é possível que a divisão de lugares e renda seja diferente. Mas isso é um acordo entre clubes.

A partir de agora, caso a empresa ou o clube decida romper o acordo, terá de pagar multa e indenização à outra parte. Os valores não foram divulgados.

Caso o Maracanã SA feche um acordo com algum outro clube com termos diferentes do firmado com o Flu, o clube das Laranjeiras não terá direito de rever  o que já está acertado. Isso vale, inclusive, no caso do Flamengo, que ainda negocia com a concessionária.

*Atualizada às 18h15

Obras no Maracanã
Obras no Maracanã

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos