Acabada, Itália luta contra desânimo para jogo de consolo às 13h

José Ricardo Leite

Do UOL, em Fortaleza

  • AFP PHOTO / YURI CORTEZ

    Candreva (e), Buffon e Maggio ficam abraçados durante disputa de pênaltis

    Candreva (e), Buffon e Maggio ficam abraçados durante disputa de pênaltis

"Estamos frustrados, porém orgulhoso do time." Foi com essa frase que o goleiro e capitão da seleção italiana, Buffon, resumiu o sentimento da equipe após a desclassificação nas semifinais da Copa das Confederações para a Espanha, nos pênaltis.

Apesar de não ser favorita na partida, a Itália foi mais perigosa em boa parte do confronto, criando boas chances, com direito a uma bola na trave de Giaccherini na prorrogação. O lateral Maggio chegou a dizer que o time está acabado. "Estamos acabados, cansados e não quero ver uma bola pelo resto do dia."

A dolorosa derrota por 7 a 6 nos pênaltis, depois de criar as melhores chances na partida, fez a equipe sair visivelmente abalada. O meio-campista Aquilani foi um dos que passaram com os olhos marejados de choro na zona mista, assim como Gilardino.

Vários dos jogadores nem quiseram falar, ao contrário do que faziam anteriormente, inclusive na derrota por 4 a 2 para o Brasil. Somente o líder e capitão Buffon, além de Maggio, Bonucci, Gilardino e Giaccherini pararam para dar declarações.

Além do emocional, a Itália terá que desafiar sua força física para duelar às 13h de domingo, em Salvador, na decisão do terceiro lugar. Isso com um dia a menos de descanso do que o rival Uruguai, tendo jogado em um calor muito maior em Fortaleza e com desgaste da prorrogação e disputa de pênaltis.

"Temos um dia a menos (de preparação) em relação ao Uruguai. Talvez a fórmula dessa competição precise ser revista, pelo calor, para dar mais tempo às equipes", reclamou o técnico Cesare Prandelli.

Difícil vai ser conseguir motivação para o jogo. Questionado como tentar achar algo para motivação, Giaccherini não soube responder. "Sabemos que o foco todo estará para o jogo Brasil e Espanha, é a decisão e o jogo mais importante. Mas temos que fazer nossa parte e entrar em campo para cumprir as determinações do mister (técnico)."

A equipe já havia jogado desfalcada dos cortados Balotelli e Abate, lesionados e que nem ficaram no Brasil para as semifinais e último jogo no final de semana.

Após o jogo da última quinta-feira, Marchisio sentiu uma lesão na perna esquerda e passou mancando na zona mista. Teve que ser substituído no intervalo da partida. Além dele,  o meia Pirlo, que quase foi dúvida no jogo em função de uma lesão na panturrilha, pode ser poupado.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos