Fifa erra e faz patrocinadores sumirem a dois dias da semifinal

Fernando Duarte e Gustavo Franceschini

Do UOL, em Belo Horizonte

  • Flavio Florido/UOL

    Posicionamento das placas no treino da seleção foi diferente do normal, ficando em primeiro plano

    Posicionamento das placas no treino da seleção foi diferente do normal, ficando em primeiro plano

O Brasil treinou pela primeira vez para a semifinal da Copa das Confederações e os patrocinadores do torneio não apareceram como deveriam em fotos e imagens de TV. Por um erro da Fifa na colocação das placas de publicidade, as marcas parceiras que estavam expostas na beira do gramado sumiram de vista.

O problema se deu por conta do posicionamento das placas. Normalmente, elas ficam na parte mais distante do espaço destinado a fotógrafos e cinegrafistas. A intenção é que elas apareçam atrás dos jogadores, de modo que jornais e emissoras de TV não possam "driblá-las" e exponham as marcas dos patrocinadores.

Na última segunda, no entanto, elas ficaram em primeiro plano em relação aos jogadores, como mostra a foto que ilustra a reportagem. Desse modo, para focalizar Neymar e companhia, os profissionais de imprensa não precisavam exibir as marcas, que apareceram apenas de relance em alguns momentos.

"Com a placa em primeiro plano é mais fácil você tirar ela de vista. Quando você fechar no jogador, ela naturalmente vai sair de vista", explicou Fabio Lonardi, cinegrafista da ESPN que acompanhou o treino da seleção brasileira.

A atividade foi realizada no Sesc de Venda Nova, bairro de Belo Horizonte. A seleção jogará contra o Uruguai na capital mineira na próxima quarta-feira. Consultado pela reportagem, o responsável pelo local informou que não interferiu no posicionamento das placas de publicidade.

"Quem cuida dali é a Fifa. Eles nunca falaram nada com a gente sobre placas de publicidade ou qualquer problema com o campo. Pelo contrário, eles estão bastante satisfeitos", disse Rodrigo Duarte, diretor-geral do Sesc-MG.

A reportagem consultou a Fifa por telefone para saber de quem seria a responsabilidade pelo erro de posicionamento. Em um primeiro contato, a entidade disse que, por não se tratar de um treino em um estádio da Copa das Confederações, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) seria a responsável pelas placas.

Consultada, a CBF negou a informação e disse que cabe à Fifa coordenar as ações de marketing em áreas de treinamento durante a Copa das Confederações, até porque os patrocinadores exibidos são da entidade internacional. Em um segundo contato, a Fifa recuou e pediu que as perguntas sobre o assunto fossem enviadas por e-mail, não respondido até a publicação desta reportagem.

FOTO ANTIGA MOSTRA PARCEIRO EM DESTAQUE, ENQUANTO A NOVA IGNORA

A reportagem apurou, no entanto, que a Fifa realmente é a responsável pela colocação das placas nos locais de treino. O silêncio da entidade só não permite auferir, porém, o que motivou o erro visto na última segunda.

Os patrocinadores prejudicados foram pegos de surpresa. O UOL Esporte consultou nove das 12 empresas que expuseram suas marcas nas placas mal colocadas. Todas não tinham informação exata do que tinha ocorrido e três delas (Johnson & Johnson, Oi e Visa) disseram que não se posicionariam sobre o assunto. 

Imagens do treino da seleção ignoram os patrocinadores
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